ELEIÇÕES 2022
Central de notícias e análises sobre LGBT e os pleitos estaduais e federal deste ano.

Léo Áquilla, candidata pelo MDB, quer melhorar educação no Brasil

Jornalista e destacada artista do universo LGBT quer ser deputada federal

Publicado em 18/09/2022
Léo Áquilla: candidata a deputada federal pelo MDB
'Só o fato de uma mulher trans ter lugar na política já demonstra que elas querem mudança', diz Léo

Nascida na cidade mineira de Teófilo Otoni, Léo Áquilla vive desde criança em São Paulo e é pelo maior Estado do País que ela se candidata como deputada federal pelo MDB.

Curta o Guia Gay no Instagram

Mulher trans e formada em jornalismo, Léo começou a carreira artística apresentando-se em boates gays e há mais de 20 anos acumula participações em programas de televisão.

Ela já foi repórter de atrações como TV Fama e Nos Bastidores do Carnaval, e colunista do A Tarde É Sua, todos da RedeTV! Também atuou como jornaliista no Balanço Geral SP e participou de A Fazenda 5 e foi comentarista de A Fazenda 13, da RecordTV.

Aos 52 anos, Léo disputa um cargo político pela sétima vez. Caso eleita, ela pretende lutar para zerar os impostos de microempreendedores e endurecer punições para crimes de violência contra a comunidade LGBT.

Ao Guia Gay São Paulo, Léo falou mais sobre suas propostas.

O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em direitos LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que o Brasil avance nesse campo?
Acho essencial investir em educação, implantando a inteligência emocional como disciplina obrigatória. Uma criança bem educada será o adulto que amanhã não nos chamará de "traveco" nas ruas. Será uma ferramenta transformadora da sociedade. Mas, a curto prazo, aumentar a prevenção e o combate ao bullying.

Vou também endurecer as punições em relação aos preconceitos e crimes de violência contra a comunidade assim como ampliar a assistência às vítimas.

Outra coisa importante que precisamos é investir em capacitação, profissionalização e criar leis e incentivos para geração de empregos para pessoas LGBT. Além disso, quero facilitar e desburocratizar a adoção por casais ou pessoas solteiras LGBT, que sempre quiseram adotar e encontram preconceito e resistência.

Fora a questão LGBT, quais seus projetos para a população brasileira em geral?
As minhas principais bandeiras são a defesa e valorização da educação através da inteligência emocional nas escolas, a defesa da mulher e da comunidade LGBT, e a causa animal.

O acesso a uma educação de qualidade é fundamental como solução de vários problemas e todo tipo de violência, somado à criação de programas de geração de empregos, de renda e de diminuição das desigualdades.

A população brasileira merece dignidade! Tenho como proposta principal cuidar de todos, o que significa que quero criar leis que atinjam e beneficiem o maior número de cidadãos, representando essas pessoas de verdade e melhorando a vida delas realmente.

Lutar por redução de impostos e zerar impostos de microempreendedores para gerar mais empregos nas comunidades também são bandeiras minhas.

Em que seu mandato vai se diferenciar ou inovar em relação ao que se tem na política atualmente?
Só o fato de uma mulher trans ter lugar na política e ter a confiança das pessoas já demonstra que elas querem mudança, querem alguém que faça diferente e faça a diferença.

Nós nunca tivemos essa oportunidade e não podemos errar. É hora de mostrar que somos seres pensantes e absolutamente capazes e que também temos muito a contribuir para uma sociedade mais justa. A nossa política precisa de renovação e de revolução.

Eu carrego comigo a ideia de mudança, de compromisso com as pessoas, lutando com coragem e força, sem me esquecer do amor. Quem me acompanha sabe que eu estou ao lado das pessoas, nas ruas, olhando no olho, para saber delas como é a realidade em que vivem e o que elas precisam. É essa política combativa e de acolhimento e com participação do povo. Coragem não me falta.

Essa entrevista faz parte de série do Guia Gay São Paulo com candidaturas de pessoas LGBT. O objetivo é dar visibilidade as suas propostas de forma a colaborar com a decisão do segmento arco-íris e simpatizantes na hora do voto.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.