A vereadora Janaina Paschoal (PP) foi vaiada e expulsa do palco na 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos da População LGBT+, em São Paulo.
Na abertura do segundo dia do evento, realizado CEU Carrão/Tatuapé, zona leste da cidade, a parlamentar, que estava na plateia como ouvinte, invadiu o palco e interrompeu a fala de um representante do Conselho Nacional LGBTQIAPN+.
Segundo o DIário do Centro do Mundo, a parlamentar disse que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016 "nao foi golpe".
A plateia reagiu com vaias. Em vídeo divulgado no X, é possível ver o público gritando para que Janaina deixasse o evento.
Com a confusão, a cônsul-geral da Bélgica em São Paulo, Marie Gls, que falaria em seguida, desceu do palco.
Nesta semana, um ex-editor da TV Câmara de São Paulo, Jeldêam Álves, disse que entraria na Justiça contra a vereadora.
Por causa de uma fala de Janaina, Jeldêam entendeu que ela teria sido a principal responsável por sua demissão, em maio.
A causa teria sido publicidade de cueca que Jeldêam faz nas redes sociais, mas ele acredita que homofobia também teria motivado seu desligamento.
? Veja l Janaína Paschoal convidada a se retirar da Conferência Estadual de São Paulo pelos direitos LGBTQIA+ pic.twitter.com/lfysYh1j8g
— Notícias Paralelas (@NP__Oficial) August 1, 2025