Indonésia proíbe contratar gays, trans e deficientes em ministérios

Política de exclusão foi denunciada pela Defensoria Pública do país asiático

Publicado em 23/11/2019
Indonésia proíbe contratar gays, trans e deficientes físicos em ministérios
Procuradoria-Geral da República é assumidamente discriminatória

A intolerância na Indonésia está correndo solta e de forma institucionalizada.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

No quarto país mais populoso do mundo, ministérios têm proibido a contratação de mulheres grávidas, pessoas com deficiência física, homossexuais e transexuais.

Segundo a Agência France-Presse (AFP), o defensor público da nação, Ninik Rahayu, abriu uma investigação sobre isso que culminou com uma denúncia.

O Ministério da Defesa proíbe as mulheres grávidas de se candidatarem a um emprego, enquanto a AGO [Procuradoria-Geral da República] e o Ministério do Comércio proíbem isso com pessoas trans", afirmou Ninik à reportagem.

"A AGO até fez uma declaração dolorosa que dizia 'nós só aceitamos pessoas normais", disse o defenor público. "Proibir as pessoas de se candidatarem a um emprego simplesmente porque são transgêneros não é aceitável e é uma violação dos direitos humanos."

A Defensoria Pública solicitou que as medidas discriminatórias fossem revogadas pelos órgãos, mas até o momento só o Ministério do Comércio a atendeu.

A própria AGO não faz segredo de sua intolerância. Na quinta-feira 21, um porta-voz da instituição disse que proibiram a contratação de candidatos homossexuais e transexuais em favor dos candidatos "normais".

Em seu site, a AGO pede que os candidatos não sejam daltônicos, nem fisica ou mentalmente deficientes. "Não devem ter distúrbios de orientação sexual (transexuais) ou serem gays", diz o texto, que confunde orientação sexual com identidade de gênero.

Vale lembrar que em uma das províncias do país, a de Aceh, é aplicada a Lei da Sharia, que condena homossexuais. Não é tão incomum que gays sejam chicoteados em praça pública amarrados em um poste, como forma de punição. A Indonésia é de maioria muçulmana.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.