Gay, senador Contarato quer impeachment do ministro do Meio Ambiente

Político acusa Ricardo Salles (Novo) de ferir a Constituição e de perseguir agentes públicos

Publicado em 23/08/2019
fabiano contarato senador gay
Parlamentar é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), gay assumido, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) afastamento do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (Novo), na quinta-feira 22.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Contarato, que preside a Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, usou o argumento de impeachment. Para ele, Salles cometeu crime de responsabilidade e atos incompatíveis com a função "ao perseguir agentes públicos".

Segundo A Gazeta Online, o senador também acusa o ministro de desmonte na área ambiental. "Ele acabou com a Secretaria de Mudanças Climáticas e com o plano de combate ao desmatamento. Juntando essas duas, o resultado é o aumento do desmatamento, o aumento dos incêndios e do desmonte que está aí", disse, em coletiva de imprensa.

O senador também aponta que Salles infringiu a Constituição ao alterar a governança do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que reúne representantes do governo e de ONGs para discutir questões ambientais do País, e que não puniu responsáveis por autorizar a explorar na área de proteção de Abrolhos, no sul da Bahia.

Se aceito, o pedido de impeachment pode não só afastar o ministro como deixá-lo inelegível por oito anos.

Contarato é o primeiro senador abertamente homossexual eleito no País. Ele teve 1.117.036 votos nas eleições de 2018. Por causa de sua vitória, o homofóbico Magno Malta (PR), que estava no cargo há 16 anos, não se reelegeu.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.