'Falou todes... Eu falei: 'Prefiro Nescau', debocha Nany People

Atriz e comediante transexual critica linguagem neutra: 'Conversa para boi dormir. Falo muito bem português'

Publicado em 04/03/2021
nany people linguagem inclusiva
Ela afirmou que youtubers e muitas pessoas jovens querem ensinar sem ter vivido nem estudado

A crítica à chamada linguagem neutra não vem apenas de fora da comunidade LGBT. Exemplo é a atriz e comediante transexual Nany People, que, em recente entrevista, atacou a tentativa de mudar a língua portuguesa. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Em entrevista ao canal CutCasts, a artista revelou episódio em que debochou de quem desejava que ela falasse 'todes'. 

"Brasileiro escreve nem português! Escrever com todes... Conversa pra boi dormir! Você pode falar: 'Ah, mas a Nany é de outra época'. Sou tiranossaura (sic), sou! Mas eu falo muito bem o português. Fui fazer um evento... Boa noite a todos... Quando ela soltou 'todes'... [Falei] Prefiro Nescau, querida! Vá se fuder!"

O senão veio em conversa sobre o ativismo. A atriz pontuou que youtubers e muitas pessoas jovens atualmente querem ensinar sem ter estudado nem vivido. E que ela pode dizer as coisas porque tem trajetória de enfrentamento a preconceitos.

Como exemplos, Nany lembrou quando a aids era chamada de "câncer gay". Homossexuais, ela lembra, não conseguiam alugar apartamento uma vez que os moradores supunham que todo gay era soropositivo e tinham medo de pegar a doença pela simples convivência.

A própria artista teve de pedir a conhecidos para locar espaço quando se mudou para São Paulo no início dos anos 1980, época em que ainda tinha identidade social masculina.

Ela também lembrou que muitos dos amigos e colegas dela morreram de HIV. "Sou uma sobrevivente!"

Outro episódio vivido pela artista foi ter tido de enfrentar o condomínio que ostentava numa placa a proibição a "cachorros e travestis". Nany contou que lutou contra o preconceito e não se mudou do lugar. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.