Estudante gay é encontrado morto em delegacia de Minas

Charles Wallace dos Reis Aguiar foi preso por desacato após brigar com o namorado

Publicado em 29/08/2022
Estudante Charles Wallace, gay, é encontrado morto em delegacia
Associação e universidade pedem investigação do caso divulgado como suicídio

Um estudante homossexual foi encontrado morto dentro de uma delegacia de Ouro Preto (MG) e a versão da polícia é que se trata de suicídio.

Curta o Guia Gay no Instagram

Charles Wallace dos Reis Aguiar, de 23 anos, foi detido por desacato aos policiais. Os oficiais foram chamados para tentar apartar uma briga entre o estudante e o namorado em uma festa em Mariana, a 9 km de Ouro Preto.

Segundo o jornal O Estado de Minas, Charles foi encontrado enforcado 20 minutos depois de ser trancafiado com um tirante para canecas dentro da cela, no domingo 21.

No boletim policial, o namorado disse que Charles sofria de depressão.

O rapaz cursava História na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Um amigo que não quis ser identificado disse à reportagem não acreditar em suicídio e que o fato de Charles ser negro e gay "pode ter influenciado na forma que ele foi tratado pelos policiais".

De acordo com essa pessoa, o estudante estava com o rosto machucado no momento em que foi encontrado.

A Polícia Militar declarou que "em casos de autoextermínio, não fazemos a divulgação de dados da ocorrência".

Em nota, a Associação Nacional de História (Anpuh) pediu que o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), se manifeste e que investigação sobre o caso seja feita.

"O episódio nos faz recordar cenas terríveis da violência de Estado em nosso país. Além de ter o símbolo do comunismo tatuado em seu corpo o jovem era negro, gay e militante de diversos movimentos sociais. Esperamos que as condições da morte sejam investigadas e clamamos por justiça", diz a nota.

A Ufop também se manifestou sobre o caso. "A Ufop entende que as circunstâncias da morte do jovem estudante precisam ser melhor elucidadas pelas autoridades policiais, para avaliar se questões relacionadas a etnia, afetividade, posicionamento político e atuação de Charles em causa sociais contribuíram para o ocorrido. É de conhecimento público que as pautas identitárias e os posicionamentos políticos são atacados historicamente e no momento atual."

Uma investigação foi aberta pela Polícia Civil. Os laudos sobre a causa da morte têm prazo de 30 dias para ficarem prontos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.