Erundina lamenta ataques políticos de que ela seria lésbica

Candidata a vice-prefeita pelo Psol lembrou tempos em que suposta homossexualidade era usada contra ela

Publicado em 11/08/2020
Candidata a vice-prefeita pelo Psol em São Paulo, Luiza Erundina fala de ter sido chamada de 'sapatão' e 'lésbica'
Por muito tempo, sua assessoria de imprensa vetava perguntas a respeito de orientação sexual

Candidata a vice-prefeita de São Paulo pelo Psol (na chapa com Guilherme Boulos), a deputada federal Luiza Erundina falou sobre ataques e preconceitos pelos quais já passou na vida, inclusive aqueles sobre sexualidade.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

"Muitas vezes falaram isso [sobre ser lésbica]. Se eu fosse, é evidente que é algo pessoal. Naqueles tempos, era um tema mais rejeitado do que hoje. Mas os ataques que sofri a vida inteira não me atingiram. A vida toda me desafiou", disse Erundina, de 85 anos, ao UOL.

A reportagem recordou episódio em que a sexualidade da então candidata à prefeita da capital paulista foi abordada.

O deputado Erasmo Dias, então líder do PPB na Assembleia Legislativa do Estao de São Paulo, distribuiu panfleto sob o título "A canção de Erundina" em que se lia que a então petista era "sapatão".

Paraibana de Uiraúna, Erundina conta que só faltava ser negra para completar a cartela de preconceitos pelos quais já passou.

A deputada chegou a São Paulo em 1971, ajudou a fundar o PT, e se elegeu vereadora em 1982. Em 1988, desbancou nomes como Paulo Maluf e José Serra e foi eleita prefeita de São Paulo.

Por muito tempo, sua assessoria de imprensa vetava perguntas a respeito de orientação sexual. 

À reportagem, Erundina conta que não se casar foi uma decisão que mudou seu destino.

"O modelo das mulheres da minha geração era casar cedo e, assim, reproduziam condições de pobreza, dominação e exploração. Escolhi não me casar e ter aquela filharada. E não me arrependo. Isso me dá muita consciência do meu papel como mulher e da minha relação com as mulheres. Decidi que a política seria a coisa mais importante da minha vida. E é mesmo", disse.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.