Em editorial, Folha de S. Paulo defende gays poderem doar sangue

Nos próximos dias é prevista retomada de julgamento no STF sobre o assunto

Publicado em 27/04/2020

 

doação de sangue gay stf folha de são paulo
Para jornal, veto expõe falha nas técnicas da qualidade do sangue doado no Brasil

Em editorial, nesta segunda-feira 27, o jornal Folha de S.Paulo defendeu o fim da proibição a gays e homens bissexuais de doar sangue.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O caso está na Justiça. Nesta sexta-feira 1º está previsto que o Supremo Tribunal Federal (STF) retome o julgamento. 

Desde 2002, gays e bissexuais só podem doar sangue em qualquer hemocentro brasileiro se disserem que não fazem sexo com homem há pelo menos 12 meses.

A publicação lembra as bolsas de sangue passam, desde 2013, pelo teste NAT, que é capaz e detectar presença de vírus com eficácia.

"Ao centrar a atenção sobre um grupo, e nao em fatores de risco, o veto à doação por homens gays se tornou obsoleto por não averiguar de fato segurança do sangue - na prática, só impõe discriminação", diz a Folha.

A publicação lembra que países que seguem normas semelhantes ao Brasil, como Estados Unidos e França, flexibilizaram o procedimento em tempos de escassez de sangue nos bancos por causa da quarentena pela covid-19. Argentina derrubou a regra discriminatória em 2015. Portugal e Espanha jamais a adotaram.

O debate não será fácil, aponta o jornal. Segundo dados do governo de São Paulo, por exemplo, 70,3% dos portadores do vírus no Estado na faixa entre 15 e 29 são homossexuais.

De qualquer forma, afirma o texto: "Não se justifica o veto a um contingente inteiro quando há condições de avaliar casos individuais e zelar pela segurança a partir de testes e questionários."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.