Direitista vence eleições no Equador e promete lutar por LGBT

Plano de governo de Guillermo Lasso no primeiro turno não citava segmento. Inclusão ocorreu no segundo

Publicado em 12/04/2021
lasso ecuador equador lgbt
Ex-banqueiro, Lasso teve apoio de partido cristão para fazer reviravolta e vencer esquerda

Depois de fazer grande reviravolta nas eleições para presidente do Equador, ao perder o primeiro turno e vencer o seguinte, realizado no domingo 11, o direitista Guillermo Lasso, do movimento Creo, afirmou em discurso da vitória que lutará por LGBT. 

Curta o Guia Gay no Instagram

"GLBTI, escutem-me bem! Cumprirei meu compromisso de proteger vocês para evitar a estigmatização por sua maneira de viver. Vocês têm minha palavra de que vou cumpri-lo", disse horas após serem apuradas cerca de 97% das urnas e ele ficar com 52,52% dos votos contra o esquerdista Andrés Arauz, que obteve apenas 47,48%.

De acordo com análise do site noticioso Latfem, o plano de governo de Lasso no primeiro turno não citava LGBT nem sequer a palavra discriminação.

Entretanto, ao ir para segundo turno com 19,74% contra 32,72% de Arauz, houve mudança de postura. Foi incluso compromisso de acabar com a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no trabalho e na escola. 

Mais
>>> Equador: seção eleitoral por gênero vira problema para trans

Ativistas arco-íris afirmaram que vão cobrar realizações de Lasso, um ex-banqueiro e que teve apoio de partidos cristãos.

"Estaremos vigilantes frente a sua palavra a favor do respeito e da igualdade no reconhecimento da diversidade sexual e igualdade de gênero", tuitou JorgeLuis Betancourt, coordenador da ONG Verde Equilibrante, da cidade de Cuenca. 

Essa foi a terceira tentativa de Lasso de se eleger presidente do Equador, país com 17 milhões de habitantes. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.