ELEIÇÕES 2022
Central de notícias e análises sobre LGBT e os pleitos estaduais e federal deste ano.

1ª deputada trans do País, Erica Malunguinho desiste de candidatura

Psolista recebeu 54 mil votos em 2018. Seu objetivo agora é ocupar cargo no Poder Executivo

Publicado em 14/08/2022
Primeira deputada trans do Brasil, Erica Malunguinho não será candidata em 2022
Erica não explicou motivo de deixar o pleito em 2022. Foto: Nego Junior

Erica Malunguinho (Psol-SP) anunciou que não será candidata nas próximas eleições. Pernambucana radicada em São Paulo desde 2001, ela se tornou, em 2018, não só a primeira deputada trans por São Paulo como a primeira no Brasil.

Curta o Guia Gay no Instagram

Eleita para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) com mais de 54 mil votos, Erica havia lançado sua pré-candidatura como deputada federal para as eleições deste ano no último 31 de março.

No decorrer dos meses seguintes, no entanto, a parlamentar de 40 anos pouco falou sobre a campanha e especulava-se sobre sua desistência nos bastidores da política.

Ao site Alma Preta, Erica lamentou o papel limitado do legislativo estadual.

"O papel do governo do estado é muito inferior e eu nem estou falando em relação à União. Os municípios têm mais capacidade de produzir política pública e fazer as coisas acontecerem do que o Estado, então é uma análise da divisão de poderes mesmo", afirmou.

Ela continua: "A Alesp tem uma característica que eu não vejo em outras casas legislativas: a gente vive trabalhando para o governo do Estado. Grande parte do tempo na Alesp é dedicado a discutir projetos do governador e há pouco espaço para a discussão de projetos de parlamentares. Quando isso acontece, os meus projetos são analisados de forma a serem interrompidos, e isso é um grande problema."

A deputada não explicou o motivo de desistir de se candidatar ao Congresso Nacional e acenou com a possibilidade de ocupar posto no Executivo, se chamada for para liderar algum órgão.

"Eu não estou abandonado a política, eu estou mudando a rota, mas o caminho e o objetivo é o mesmo. A alternância de poder está em curso, a gente vai eleger a maior bancada de pessoas pretas, LGBTs, mulheres, indígenas, da história desse país."

Segundo o UOL, especula-se que dentre as razões do abandono da pré-candidatura estejam questão de saúde familiar e uma possível divisão de votos do movimento negro com o candidato a deputado federal Douglas Belchior (PT).

Outro fator de peso na decisão teria sido o grande destaque que a vereadora e trans Erika Hilton ocupou na mídia e no Psol nos últimos dois anos. A candidatura a deputada federal da parlamentar do município foi confirmada e é uma das grande apostas da agremiação em outubro. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.