Burger King Brasil apaga post com símbolo nazista anti-gays

Burger King usou proposta de bandeira que usa símbolo que marcava homossexuais nos campos de concentração

Publicado em 20/05/2021
nazismo bandeira do progresso burger king
Bandeira arco-íris foi criada justamente para triângulo rosa não mais ser símbolo ativista

Após muitas críticas a tuíte em 17 de maio, Dia Internacional contra Homofobia, a Burger King Brasil apagou a mensagem e pediu desculpas. Houve uso de símbolo nazista anti-gays, um triângulo rosa, e apontamentos sobre erros de definição de sexualidades. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A publicação, chamada Bandeiras de Todes (veja abaixo), mostrou o símbolo da companhia, uma coroa, com diferentes estampas nas cores de flâmulas de cada segmento.

No item LGBTQIAP+, foi colocada a chamada bandeira do progresso, usada em poucos lugares do mundo e criticada por vários motivos. 

Um deles é retomar o uso de triângulo rosa, marca usada por nazistas para identificar homossexuais nos campos de concentração. 

Essa versão, sob argumento de lembrar os segmentos trans e negros, coloca triângulos sobre o arco-íris LGBT, com seis cores.

A proposta de usar essa figura geométrica em rosa trai a motivação principal da criação da bandeira do orgulho, apenas com faixas. 

Como registra a história, no fim dos anos 1970, o ativista Harvey Milk, primeiro gay vereador assumidamente gay dos EUA, pediu para o artista plástico Gilbert Baker, em São Franscisco, fazer novo símbolo para a luta homossexual justamente para deixar para trás o uso do triângulo rosa nessa função

A ideia era não mais ter como referência um capítulo da história ligado ao extermínio de gays. Em 1978, nasceu a flâmula arco-íris. 

burger king nazismo bandeira do progresso dia contra homofobia
Post apagado pela Burker King com bandeira que invisibiliza lésbicas e bissexuais

A reportagem do Guia Gay procurou a assessoria de imprensa para falar do uso de um símbolo nazista, mas, em dois dias, não houve resposta. 

Outro senão à bandeira do progresso vem do fato de ela excluir lésbicas e bissexuais ao não evidenciar as cores das bandeira desses segmentos.

Ativistas lésbicas brasileiras já demonstraram reprovação a essa tentativa de mudaro símbolo mundial LGBT. Denunciam invisibilidade.

O post da empresa foi rechaçado também por mostrar, como registrado em vários comentários, definições erradas em algumas identidades, tais como na assexual. 

Como forma de contornar a situação, a empresa postou mensagem sobre aperfeiçoamento. 

"Estamos em constante evolução e aprendizado."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.