Bi e homossexuais apoiam menos ideias autoritárias que héteros

Conclusão vem de pesquisa feita pelo Datafolha com 2.100 pessoas

Publicado em 20/09/2022
murro na mesa autoritarismo lgbt
No geral, média de apoio a posições autoritárias no País teve índice 7,29, valor 10% menor que em 2017

Pessoas bi e homossexuais apoiam menos posições autoritárias que heterossexuais, diz pesquisa.

Curta o Guia Gay no Instagram

O menor índice de concordância foi encontrado dentre bissexuais (6,5). Dentre homossexuais, o valor foi 6,7. Quando a categoria analisada é a heterossexual, o número é maior: 7,3. 

No geral, a média de apoio a posições autoritárias no País teve índice 7,29, valor 10% menor do que o encontrado em 2017 na mesma pesquisa.

O levantamento foi realizado pelo Datafolha sob encomenda da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Com quinze questões divididas em 3 eixos, a pesquisa só não obteve números menores por conta da dimensão “agressividade autoritária”, que teve aumento. Foram entrevistas 2.100 pessoas.

O sociólogo e diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Renato Sérgio de Lima explica essa ampliação .

"A queda só não foi maior por conta do aumento na dimensão 'agressividade autoritária' – predisposição à hostilidade a minorias –, impulsionada, exatamente, pela incitação à radicalização de diversos temas que tangem a segurança pública e a democracia que temos presenciado sobretudo por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A violência e o medo impedem que a agenda de direitos e cidadania inaugurada pela Constituição Federal avance", disse.

Houve uma questão relacionada à orientação sexual. Foi colocada a afirmação: os homossexuais são quase criminosos e deveriam receber um castigo severo. 

Enquanto 75,2% discordaram ou discordaram totalmente com a frase, 16% concordaram ou concordaram totalmente. 

Veja o estudo completo aqui. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.