90% de presos LGBT de SP já foram forçados a ficar nus na cela

No grupo pesquisado, havia 42% de homossexuais, 30% de bissexuais, 17% de travestis e 6,7% de mulheres trans

Publicado em 23/09/2021
presidio lgbt presos gays
Estado de São Paulo concentra um terço de todos os presos do País. Foto: Depositphotos

Apesar de avanços, a situação carcerária de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis no Brasil continua crítica.

Curta o Guia Gay no Instagram

Dados apresentados na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, na quarta-feira 22, mostram que 90% dessa população presa em São Paulo já foi obrigada a ficar nua em frente a outros detentos nas celas.

A pesquisa também detectou que 90% de presos LGBT já sofreram restrição no compartilhamento de utensílios, 80% não têm nome social respeitado e 32% apresentam pensamento suicida.

Das 2.747 pessoas LGBT entrevistadas, 42% se identifica como homossexuais, 30% bissexuais, 17% travestis e 6,7% mulheres trans.

Os números foram expostos por Mateus Moro, coordenador do núcleo especializado de situação carcerária da Defensoria Pública de São Paulo.

O Estado de São Paulo concentra um terço de todos os presos do País.

Em maio, foi aberto o primeiro presídio GBT do Brasil em Viana, na Região Metropolitana de Vitória. Todos os presos cisgênero heterossexuais foram transferidos e o local ficou exclusivo para gays, bissexuais, travestis e mulheres trans. Com capacidade para até 296 detentos, havia, na ocasião, 175 presos.

Em outubro de 2020, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que qualquer pessoa presa no Brasil pode cumprir pena de acordo com sua identidade de gênero.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.