6 personalidades LGBT falam por que votam em Boulos ou Covas

Objetivo é fazer São Paulo ainda mais inclusiva para segmento, mas há visões distintas sobre como chegar lá

Publicado em 27/11/2020
Ativistas e personalidades gays, bissexuais e lésbicas de São Paulo falam sobre candidatos a prefeito de São Paulo
Guia Gay São Paulo os questionou sobre a razão de votar no candidato que defendem

Das letras aos números! No domingo 29, LGBT do maior colégio eleitoral do País, o da cidade de São Paulo, vão digitar na urna eletrônica ou o 45 de Bruno Covas (PSDB) ou o 50 de Guilherme Boulos (Psol). 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O objetivo é único: ter uma cidade melhor e mais inclusiva para LGBT. Entretanto, há opiniões distintas sobre qual caminho tomar para chegar lá. 

Mais
>>> Boulos e Covas assinam Termo de Compromisso com cidadania LGBT

Para conhecer as razões de cada lado, o Guia Gay São Paulo ouviu seis personalidades da comunidade arco-íris da cidade com uma pergunta: por que votar em seu candidato?

Por se tratar de opinião pessoal, não haverá referência a seus cargos em importantes entidades da capital. Todos são conhecidos pela defesa da comunidade LGBT.

A ordem de publicação abaixo é alfabética e de alternância dentre apoiadores de ambos os candidatos.

Enfim, a democracia também é pulsante no vale! 

Andre Pomba, DJ e produtor cultural

O DJ e produtor cultural da cena gay/LGBT de São Paulo Andre Pomba

"Eu voto no Bruno Covas 45, pois além dele ser o mais preparado para dirigir São Paulo, tem propostas efetivas e factíveis para a população LGBT, além de ser o prefeito que mais impulsionou a agenda da diversidade em São Paulo.

Basta ver todas suas realizações e propostas em seu site. E falo isso com propriedade de mais de 20 anos de militância efetiva e não de redes sociais.

Graças à gestão Covas, hoje temos Centros de Cidadania LGBTI nas zonas centro, oeste, leste e norte, além do Centro de Referência da Diversidade na região central. Todos equipamentos geridos em parceria com a sociedade civil, com ONGs LGBTs escolhidas em edital público e não indicadas como eram antes.

O programa Transcidadania, que é uma evolução do POT LGBT (portanto criado antes do Haddad), foi ampliado e descentralizado, agora atuando nas periferias.

Hoje, homens e mulheres trans, além do reforço de escolaridade, também têm preparação pra empregabilidade e empreendedorismo.

Por fim, não é um enganador como Boulos, que nunca teve empatia com a causa e só assinou o compromisso da Aliança LGBT depois de muito pressionado agora no 2º turno, pois Bruno Covas foi o primeiro prefeito a assinar antes ainda dos resultados do 1º turno."

 

Dimitri Sales, advogado

O advogado gay Dimitri Sales

"A opção de votar em Guilherme Boulos e Luiza Erundina está em reconhecer uma candidatura que tem compromissos com a defesa dos direitos da população LGBT, que suas propostas estão enraizadas na luta contra o racismo, o machismo, a homofobia, a transfobia.

É uma candidatura que dialoga com as populações vulneráveis, assumindo compromissos efetivos de sua defesa.

A atual gestão municipal, liderada pelo João Doria e Bruno Covas, reduziu as políticas de promoção da diversidade sexual e de gênero, extinguiu serviços essenciais, e neste momento o atual prefeito apresenta-se com um candidato a vice que tem histórico de comprometimento contra a defesa da população LGBT.

Votar em Boulos e Erundina é um voto de confiança na garantia dos direitos e aponta para um futuro de defesa dos padrões civilizatórios e não na direção do retrocesso que representa o governo Doria e o governo Bolsonaro, aqui em São Paulo, representados pelo prefeito Bruno Covas."

 

Heloisa Alves, advogada

Heloisa Alves, advogada lésbica e militante pelos direitos LGBT

"Irei votar em Bruno Covas para prefeito no segundo turno porque a atual gestão, especialmente quando assumiu a prefeitura, em meados de 2018, manteve todos os avanços da gestão anterior para a pauta LGBTI+, como as ampliou com ações transversais bem importantes, como a criação do Centro Cultural da Diversidade; o Observatório de Turismo LGBTI+, a descentralização do Programa Cidadania e o foco do Programa não apenas na formação, mas também na empregabilidade da população de travestis e transexuais; a inauguração do Centro de Referência da Zona Oeste, batizando com o nome da travesti Cláudia Wonder, em justa homenagem; a criação da segunda Casa Florescer de acolhimento à travestis e transexuais, além de outras ações em outras áreas!

Durante a pandemia, fui testemunha ocular da ajuda da prefeitura com cestas básicas para a população LGBTI em situação de vulnerabilidade, por meio de seu programa Cidade Solidária! Voto em quem tem ações concretas e compromisso com a pauta LGBTI! Nunca vi uma fala, um gesto de Boulos em direção aos LGBT, nem mesmo quando era líder social, ao contrário de Bruno Covas.

No mais, combate à desigualdade social é premissa para qualquer um que venha a ganhar as eleições, mas não pode ser com irresponsabilidade fiscal, porque aí quem paga a conta são os mais vulneráveis!"

 

Elvis Justino, técnico de eventos

Elvis Justino, ativista gay da Família Stronger

"Votar em Boulos é votar no programa de governo registrado no TSE com 39 situações à comunidade LGBTI e dezenas de propostas contra nenhuma sitaçao de Bruno Covas.

Votar em Boulos é ter uma vice antenada com a comunidade LGBTI contra um cice que luta contra as pautas. Melhor motivos que esse não tem."

 

Ricardo Gomes, empresário do setor de eventos

Ricardo Gomes: empresário gay do setor de eventos

"Voto em Bruno Covas porque penso que é o candidato mais preparado para dirigir a cidade mais populosa das Américas. Ao longo dos meus 50 anos tenho acompanhado vários políticos que se dizem muito progressistas passarem anos no poder, sempre correndo das pautas LGBT e de tantas outras pautas de direitos humanos. Covas já mostrou que é um aliado comprometido, ampliando programas existentes como o Transcidadania e abrindo novos horizontes como a Lei 17.301/2020 que pune empresas que pratiquem atos de LGBTfobia.

Acredito em uma administração que fale com a sociedade civil e que para montar seu plano de governo dialogue com vários segmentos da sociedade e isso foi feito por Bruno e sua equipe. Para definir as estratégias do turismo, negócios, direitos humanos, saúde, educação, cultura, esporte, segurança, trabalho e desenvolvimento econômico e transporte, entre outros, vários líderes LGBT foram consultados e deram suas opiniões e contribuições. Da mesma forma, líderes de outros grupos foram também consultados para que o plano de governo fosse mais inclusivo.

Prova disso será a inclusão no aplicativo SP+Segura, botão de denúncia sobre LGBTfobia, racismo, etc, além da criação do plano municipal de enfrentamento a LGBTfobia. Estas e outras propostas estão no plano de governo publicado no site do candidato que contempla as demandas da comunidade LGBT. Covas ratificou seu comprometimento com as pautas LGBT assinando o compromisso da Aliança Nacional LGBT antes do primeiro turno."

 

Lucas Bulgarelli, antropólogo e pesquisador

Lucas Bulgarelli

"Voto em Guilherme Boulos porque é o único candidato que apresentou propostas para a população LGBTQIA+ desde o início da campanha e em linha com as demandas do movimento e da comunidade. E também porque suas propostas atendem a necessidades urgentes não apenas no campo dos direitos LGBTQIA+, mas também preocupações mais amplas das quais nós também compartilhamos, como a participação política, a efetivação da cidadania e a defesa dos direitos humanos.

Acredito que, nesse momento marcado pelo retrocesso no campo dos nossos direitos, é necessário eleger candidatos realmente comprometidos, que criem políticas que funcionem para todos, inclusive para os nossos mais vulneráveis, como pessoas LGBTQIA+ desempregadas, sem teto e moradoras de rua. E, para mim, Boulos é o único candidato com as competências e o comprometimento necessário para enfrentar nossas questões em toda sua complexidade."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.