Peça sobre ativista gay histórico Herbert Daniel estreia em SP

Sociólogo e jornalista, Herbert Daniel integrou a luta armada durante ditadura militar

Publicado em 10/01/2024
Codinome Daniel fala sobre o ativista gay Herbert Daniel
Espetáculo faz temporada até 2 de março na Barra Funda. Foto: Ale Catan

Um dos mais reconhecidos ativistas gays do País é tema do espetáculo Codinome Daniel, que estreia nesta sexta-feira 12 em São Paulo.

Curta o Guia Gay no Instagram

O musical do Núcleo Experimental tem como foco Herbert Daniel (1946-1992), sociólogo e jornalista belo-horizontino, que integrou grupos guerrilheiros no fim dos anos 1960, durante a ditadura militar.

Herbert participou de assaltos a bancos e sequestros de diplomatas para que presos políticos fossem soltos.

Homossexual assumido, o jornalista sofria discriminação tanto do regime vigente quanto de seus companheiros de guerrilha.

Para não ser preso, em 1974, exilou-se em Portugal, e mais tarde na França, onde contraiu o vírus HIV.

Um dos últimos beneficiados pela anistia, Herbert retornou ao País e tornou-se um dos maiores nomes pela luta contra a aids.

Foi responsável pela Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da Aids e um dos criadores do Grupo Pela Vidda, uma das ONGs mais renomadas no campo do HIV e da aids. Ele também foi cofundador do Partido Verde (PV).

"Ele trouxe ideias revolucionárias para enfrentar a doença e o preconceito social, e elas ainda são válidas até hoje, como a ideia de solidariedade no combate à epidemia", afirma o historiador e brasilianista estadunidense James Green, autor de biografia sobre Herbert, no qual se baseia a dramaturgia do espetáculo.

A peça encerra a Trilogia para a Vida, do grupo teatral, composta também pelos espetáculos Lembro Todo Dia de Você e Brenda Lee e o Palácios das Princesas. Em comum, todas as montagens discutem a epidemia da aids e questões do HIV, dos anos 1980 aos dias de hoje.

Codinome Daniel tem direção de Zé Henrique de Paula e fica em cartaz de sexta a segunda no Teatro do Núcleo Experimental, na Barra Funda, até 2 de março. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.