Museu da Diversidade de SP reabre com exposição lésbica

Além de mostra, haverá ação no Dia do Orgulho Lésbico nas ruas do centro

Publicado em 13/08/2023
Rosely Roth ativista lésbica
A ativista lésbica Rosely Roth (1959-1990). Foto: Folhapress

Em comemoração ao Dia do Orgulho Lésbico, em 19 de agosto, o Museu da Diversidade Sexual reabrirá suas portas com uma mostra evidenciando a luta por direitos das mulheres homossexuais.

Curta o Guia Gay no Instagram

Quando as Lésbicas se Levantam: a Luta e a Resistência Sapatão nos Anos 80 celebra os 40 anos do maior levante lésbico no País.

Em 19 de agosto de 1983, ativistas do Grupo Ação Lésbica Feminista (Galf) ocuparam o Ferro's Bar para protestar contra o preconceito que as mulheres homossexuais sofriam no local.

O local, na Bela Vista, era um dos mais famosos points lésbicos de São Paulo e havia passado a proibir, semanas antes, a distribuição de um fanzine lésbico, o ChanaComChana.

A mostra - com cartazes, fotos e vinis raros - será realizada na nova sede administrativa do museu, na Avenida São Luís, enquanto o espaço da estação República do metrô segue em reforma.

No mesmo 19 de agosto, o museu também fará uma ação conjunta para ocupar as ruas do centro. Haverá caminhada do endereço onde funcionou o Ferro's Bar até a sede do museu chamada "Orgulho Lésbico - 40 Anos do Levante do Ferro's Bar".

A iniciativa contará com show do grupo Sapatrônicas e tem apoio do Sesc 24 de Maio, Museu Judaico, Cine Sapatão, Gaavah e Arquivo Lésbico Brasileiro.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.