ELEIÇÕES
Informações para que você e toda comunidade LGBT votem de forma consciente

Marcelinho Protetor, gay e defensor de animais, quer ser deputado

Filiado ao Avante tem abrigo com quase 200 animais e foi organizador da Cãominhada da Diversidade

Publicado em 30/09/2018
Marcelinho Protetos: gay assumido, candidato tem na defesa dos animais sua principal plataforma de campanha
'O compromisso maior do Avante é defender dos direitos humanos e o respeito à diversidade', diz

Nascido na capital e atualmente vivendo em Mairiporâ, na Grande São Paulo, Marcelinho Protetor é candidato a deputado estadual pelo Avante em São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Aos 28 anos e gay assumido, o candidato, cujo nome de batismo é Marcelo Vieira, tem na luta pela defesa dos animais seu histórico e sua plataforma política.

Marcelinho tem um abrigo com quase 200 animais, foi organizador da Cãominhada da Diversidade (que integrou a programação da parada LGBT de São Paulo deste ano) e voluntário da marcha.

Ele diz que ao ajudar os animais também contribui com a vida da comunidade LGBT. "Por viverem à margem da sociedade, essa população tem em seus animais um apoio psicológico importantíssimo, então, ao cuidar de seus animais, automaticamente estou auxiliando as pessoas", diz.

Marcelinho afirma que como a defesa dos animais é uma questão de saúde pública, isso o motivou a disputar uma eleição pela primeira vez. "É preciso mais pessoas que defendam os animais nas câmaras de vereadores, nas assembleias legislativas, no Congresso e no Senado. Essas pessoas devem deixar seus egos de lado, devem se unir, devem trabalhar juntas."

O Guia Gay São Paulo entrevistou o candidato a respeito de suas propostas.

O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em relação à proteção e legislação pró-LGBT mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais duas propostas para que o SP avance nesta questão?
O principal ponto é exigir que as leis já existentes sejam cumpridas. Não adianta termos legislação moderna se não é colocada em prática. Isso posto, é preciso que o assunto seja discutido nas escolas (sim, eu sei, é uma briga gigantesca), com alunos, pais, professores, especialistas. O ideal seria termos disciplina sobre o tema, mas sei que, no momento, esse é um assunto que, apesar de atual e urgente, ainda causa muita divisão de opiniões.

Outro ponto é que a polícia militar cadastre os crimes contra homossexuais em uma categoria à parte, só assim teremos ideia do tamanho do problema. Hoje, temos apenas estimativas relacionadas aos crimes de ódio, já que essas ocorrências são cadastradas junto às outras, sem detalhamento. Apenas tendo uma dimensão verdadeira do problema é que é possível lutarmos por políticas públicas para nos proteger.

Quais são seus projetos para a população de São Paulo em geral?
Meu trabalho principal é em relação à defesa animal e que, por consequência, está relacionado à população carente, que ama animais e precisa que o Estado as auxilie com veterinários, vacinas, tratamentos e, principalmente, castração.

O tema "animal abandonado" deve ser visto como um tema ligado à saúde pública. Não castrar uma cadela ou gata é maior motivo de vermos tantos animais abandonados pelas cidades do Estado. Esses animais se alimentam do que encontram, lixo, comida estragada, outros animais que podem estar infectados com doenças transmissíveis ao ser humano.

Ou seja, é uma questão de saúde pública. Um dos meus projetos é levar castração gratuita para o interior do Estado, por intermédio de parcerias com ONGs e com a implementação de Castramóveis.

Tenho também um projeto de educação em parceria com o Projeto MICA - Movimento Infanto-juvenil Crescendo com Arte, voltado para crianças de regiões carentes, em que levamos cultura e educação ambiental até às crianças por meio de workshops e visitas a museus, teatros, cinemas, horto florestal... Quero expandir a ideia para outras cidades também.

Votar em você é ajudar a eleger pessoas do seu partido e da sua coligação. Quais são esses partidos? Qual o compromisso deles com a cidadania LGBT?
Votar em mim ajuda a eleger uma pessoa ligada à causa animal e que trabalha pelos animais desde muito antes de pensar em uma carreira na política. Sou do Avante, antigo PTdoB. Apesar do partido apoiar Ciro e Márcio França, ele não faz parte da coligação, então, os votos servirão apenas para eleger candidatos do partido.

O compromisso maior do partido, e que consta em seu Estatuto, é defender os direitos humanos e o respeito à diversidade.

Essa entrevista faz parte de série do Guia Gay São Paulo com candidaturas de LGBT. O objetivo é dar visibilidade as suas propostas, partidos e coligações de forma a colaborar com a decisão do segmento arco-íris e simpatizantes na hora do voto.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.