Clube de sexo e bares LGBT falam de fechamento na fase vermelha

Há crítica e aceitação sobre impedimento de abrir até 19 de março por conta de agravamento da pandemia

Publicado em 05/03/2021
fase vermelha saõ paulo bares locais lgbt
Há inclusive pedido para proibição de despejo e isenção de taxas. Foto: Depositophotos

Alguns estabelecimentos LGBT de São Paulo se posicionaram sobre impedimento de abertura até 19 de março determinado pelo Governo do Estado de São Paulo por conta do agravamento da epidemia do novo coronavírus. Há crítica total, pedido de ajuda e apenas aceitação do fato.

Curta o Guia Gay no Instagram

A partir da primeira hora deste sábado 6 começa a fase vermelha do controle, quando a maior parte dos locais não poderá abrir - exceção para comércio considerado essencial, tais como farmácias, supermercados, oficinas mecânicas e petshops. Igrejas e escolas foram incluídas nesse grupo.

Pelas redes sociais, a opinião sobre o fechamento temporários dos locais foi distinta. Houve quem condenasse, quem defendesse contrapartida do governo e quem aceitasse.

O clube de sexo Cabines Grajaú, na zona sul da cidade, publicou comunicado ironizando o que é considerado essencial e não essencial pelas autoridades.

"Será que a dona do bar (não essencial) continuará indo a loja de material de construção (essencial)? Será que o vendedor ambulante (não essencial) pagará o aluguel (essencial)?", questiona.

Na região da República, o Soda Pop Bar também publicou imagem de "luto" afirmando que este se dá "pelo comércio que não irá resistir a mais um fechamento. Ao trabalhador que ficará sem seu sustento".

Já o RomeoRomeo, também na região central, afirmou que concorda com o fechamento, mas clama por contrapartida do governo para que os negócios consigam sobreviver.

Em manifesto, subscrito pelo café, pede-se, dentre outros, a proibição do corte de fornecimento de água, luz e gás, proibição de despejos por atraso no aluguel e redução a zero na taxa de cartões e vale-refeição com adiantamento no dia seguinte.

Em atuação como bar e espetaria nos últimos meses, a Tunnel, balada LGBT mais antiga da capital, na Bela Vista, apenas comunicou seu fechamento temporário e avisou que retoma as atividades no dia 19.

Outra balada que tem aberto como bar, o Sputnik foi sucinto. A casa que fica no Largo do Arouche, região central, comunicou que reabre em 20 de março.

A direção do Bar Verde Club, responsável também pelo Oficina Club e Terraço Club, comunicou aos clientes a suspensão temporária e disse esperar voltar em breve com segurança.

"Reiteramos nosso pedido de que todos façam a sua parte, tomando os cuidados necessários e sabendo que somente com a ajuda de todos podemos atravessar esse momento tão delicado", publicaram.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.