Alessandra Maestrini volta aos palcos com 'Yentl em Concerto'

Atriz também lança CD e DVD do espetáculo que fez sucesso em adaptação para os cinemas com Barbra Streisand, em 1983

Publicado em 14/11/2016
Alessandra Maestrini volta em cartaz com Yentl em Concerto
Entre uma música e outra, Alessandra conta trajetória da jovem. Foto: Priscila Prade

Uma garota que precisou se passar por um menino para poder estudar é o mote de Yentl em Concerto, espetáculo de Alessandra Maestrini que retorna a São Paulo no Teatro Porto Seguro, nesta segunda-feira 14.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

No palco, entre uma canção e outra, a atriz conta a história da jovem Yentl sob seu ponto de vista. "Eu faço uma introdução contextualizando a história. Conto sua trajetória, exatamente como é, mas sob o meu ponto de vista, com a minha marca. Assim, costuro o roteiro com emoção, humor, questionamento e o encantamento que senti ao entrar em contato com este conto', explica.

A trama se passa no início do século 20. Yentl perde o pai, Rebe Mendell, que lhe ensinava as sagradas escrituras, o que era proibido às mulheres da época. Decidida a desafiar o destino que lhe condenava a permanecer na ignorância de Deus, do mundo e de si, traveste-se de homem e segue para Yeshiva. Lá se apaixona por Avigdor, seu colega de estudos, e precisa descobrir até que ponto está disposta a abrir mão de sua identidade.

Com interpretação intensa e visceral, Maestrini traz à tona os questionamentos de Yentl acerca da sexualidade e da sociedade da época. O tema delicado é abordado com leveza e até doses de humor, traços característicos da trajetória da artista. "Essa história tem a nos ensinar que, nos dias de hoje, é importante transpor limites questionáveis, que a vida só vale a pena quando de fato vivida e não meramente encenada", diz.

E continua: "Que é importante confiar e investir na sua vocação, bem como lutar por quaisquer outras paixões que sejam reflexos da sua identidade. Que o limiar entre o preconceito e o ridículo é nenhum. Que a mulher deve receber o mesmo salário que o homem, e não 30% a menos como no mercado atual. Que só existe uma coisa imutável: a capacidade de transformação do ser humano, das coisas, do mundo, das situações e da vida", resume Maestrini.

A peça é baseada em Yentl – The Yeshiva Boy, conto de Isaac Bashevis Singer, e foi adaptada para o cinema tendo como protagonista a cantora e atriz Barbra Streisand. Em 1984, o filme ganhou o Oscar de melhor trilha sonora adaptada, Globo de Ouro de melhor filme musical e melhor direção para Streisand, que também assina o roteiro. 

No palco, Alessandra, que também responde pelo roteiro e direção do espetáculo, tem o piano de João Carlos Coutinho. Ao mesmo tempo, a atriz lança o CD e o DVD da peça. "São os primeiros produtos audiovisual e fonográfico que a Maestrini Produções realiza", conta. "Sinto-me mais livre, mais realizada, mais plena, mais feliz, mais criativa, fazendo mais o que faço de melhor. E sinto que este é só o começo", afirma Maestrini.

Yentl em Concerto faz temporada todas as segundas-feiras até 5 de dezembro. Mais informações - como horários e valores - você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.