5 filmes LGBT para ver na 40ª Mostra Internacional de Cinema de SP

Maior evento cinematográfico paulistano poderá ser acompanhado em 35 salas até 2 de novembro

Publicado em 18/10/2016
5 filmes LGBT para ver na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: Nunca Vas a Estar Solo
O chileno 'Nunca Vas a Estar Solo' é impactante e trata das consequências da violência homofóbica

A partir da próxima quinta-feira 20, uma maratona cinéfila toma conta da cidade. É a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que apresenta 322 filmes em 35 endereços da capital.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O recorte LGBT  - assim como de outras temáticas - nunca existiu no evento e por opção. Ao jornal Valor Econômico, a diretora do festival, Renata de Almeida, disse, na semana passada: "Quero que um homofóbico vá ver um filme com témática gay. Não acredito em guetos. Tenho vontade que as pessoas vejam coisas que as surpreendam e tragam uma visão diferente da que já têm."

O debate sobre o que seria gueto e o que é afirmação identitária, social e cultural, deixemos para outro momento. Sobre a "armadilha" proposta por Renata, gostamos! Mas como cinema tem importância não só como janela para o outro, mas também como espelho para si mesmo, seguem aqui cinco obras de temática LGBT dentro da extensa programação que garimpamos para você! 

Nunca Vas a Estar Solo
Vencedor do Teddy Award, prêmio dedicado a melhor filme de temática LGBT, no último Festival de Berlim, o filme do chileno Alex Anwandter é um soco no estômago. Literalmente. O longa acompanha a história de um jovem gay de 18 anos, que divide seus sonhos com a melhor amiga lésbica e que é agredido violentamente pela turma do bairro. A partir daí, seu pai, um pacato gerente de uma fábrica de manequins, percebe que mal conhecia seu filho e precisa lidar com uma avalanche de circunstâncias terríveis. A interpretação do ator Sergio Hernández, neste papel, é primorosa.

Divinas Divas
Em sua estreia como diretora, a atriz Leandra Leal acaba de levar dois prêmios no Festival do Rio que terminou na semana passada - melhor documentário pelo júri popular e o Prêmio Félix de melhor longa de temática arco-íris do evento. O filme resgata a história das primeiras artistas travestis do Rio de Janeiro que trazem memórias dos anos 1970 e reencenam o espetáculo que marcou os palcos e ajudou a revolucionar a arte brasileira. Com Rogéria, Jane Di Castro, Eloína, Valéria, Marquesa, Camille K, Fujica de Holliday e Brigitte de Búzios.

A Cidade do Futuro
O longa de Cláudio Marques e Marília Hughes conta a história de três jovens que vivem uma relação que não é vista com bons olhos em uma comunidade no interior da Bahia. Milla, Gilmar e Igor formam uma família fora dos padrões: os dois rapazes são gays e a garota carrega o filho de um deles. Eles têm o objetivo de criar a criança juntos, mas serão vítimas da incompreensão e intolerância locais.

O Estudante
No filme do russo Kirill Serebrennikov, o adolescente Veniamin é um estudante do Ensino Médio que usa citações da Bíblia para questionar tudo a seu redor e consegue anuência dos professores e até de sua mãe, ateia, que encontra a religião. Não demora e o rapaz ganha um discípulo, um jovem gay deficiente, que correrá perigo nas mãos de Veniamin.

Parceiros da Noite
Clássico gay de William Friedkin - um dos homenageados desta edição da Mostra - realizado em 1980. O longa, em seu lançamento, sofreu boicote da comunidade, acusado de estigmatizar os homossexuais. No filme, um serial killer ataca gays em locais fetichistas e de cultura BDSM. Al Pacino interpreta um detetive que se envolve no meio sadomasoquista para encontrar o assassino e começa a ser afetado por esse universo. O longa originou Interior. Leather Bar (2013), codirigido por James Franco, que recria o ambiente de crusing do filme.

Os dias e horários das sessões você tem no site da Mostra clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.