Com filmes gays clássicos e raros, estreia mostra New Queer Cinema

Evento acontece até 10 de junho na Caixa Belas Artes e celebra diversidade sexual

Publicado em 18/05/2015
Eduardo II integra programação do New Queer Cinema, em São Paulo
'Eduardo II', de Derek Jarman, integra programação

São Paulo ganha a partir de 28 de maio a primeira edição de um festival que celebra a diversidade sexual: é o New Queer Cinema (NQC).

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Ao todo, a mostra, com curadoria de Denilson Lopes e Mateus Nagime, reúne 27 filmes, sendo 14 longas, quatro médias e nove curtas-metragens. A grande maioria é de produções dos Estados Unidos e Reino Unido realizadas no final da década de 1980 e nos anos 1990 

Foi nesse período que surgiu o New Queer Cinema. O termo foi criado pela crítica e feminista B. Ruby Rich e englobava as produções que tinham a proposta de transgredir os padrões e desafiar a historiografia da época ao propor uma nova maneira de mostrar os LGBT na tela grande.

"Rever estes filmes é pensar como a questão das dissidências sexuais pode se colocar além das hetero e homonormatividades", diz Lopes. "Este é um momento particularmente especial em que a produção cinematográfica brasileira, especialmente por meio de uma nova geração, parece estar mais sensível a esta discussão, bem como a necessidade de criar pontes de diálogo ou acentuar os confrontos de forma criativa", complementa.

Além dos filmes em língua inglesa, alguns raros e que nunca estrearam comercialmente no País, integram o evento quatro longas brasileiros realizados entre 2013 e 2014.

Para Nagime, a inclusão das produções do Brasil é uma proposta para "pensar o que significa os pouco representados filmes queer brasileiros contemporâneos". 

Durante o evento - que ainda inclui dois debates - será lançado livro-catálogo que contempla além de fotos e sinopses dos filmes, traduções de textos sobre o movimento e artigos inéditos de pesquisadores, críticos e artistas que trabalham com cinema e sexualidade. 

Dentre os filmes que serão exibidos estão três curtas e um longa (Eduardo II) de Derek Jarman, The Living End, de Gregg Araki, Batguano, de Tavinho Teixeira e o curta Seams, de Karim Ainouz.

O NCQ acontece no Caixa Belas Artes até 10 de junho. As sessões custam R$ 12 com direito a meia-entrada para estudantes e correntistas da Caixa. Mais informações você tem em nossa Agenda.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.