'A Garota Dinamarquesa': belo e irregular filme sobre pioneira trans

Longa com Eddie Redmayne e Alicia Vikander tem recebido diversas indicações em prêmios importantes

Publicado em 12/02/2016
A Garota Dinamarquesa fala sobre primeira transexual a se submeter à cirurgia de redesignação sexual
Lili (Eddie Redmayne) e Gerda (Alicia Vikander) em ' A Garota Dinamarquesa'

Por Marcio Claesen

Os exuberantes cenários dos bailes e paisagens dinamarqueses dos anos 1920 e parisienses dos anos 1930 emolduram uma história de amor e dor que é o cerne de A Garota Dinamarquesa, que chegou aos cinemas nesta quinta-feira 11.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

Como em um conto de fadas às avessas, o casal de protagonistas do longa de Tom Hooper logo nos primeiros minutos se apaixona e se casa, mas o "felizes para sempre" não lhe cabe aqui.

Einar (Eddie Redmayne) e Gerda (Alicia Vikander) são pintores - ele mais bem-sucedido que ela - têm ótimos convívio e sintonia sexual, mas as coisas ganham outra direção após a mulher pedir para o marido posar com uma meia-calça e uma sapatilha para terminar um quadro, já que a modelo, sua amiga, se atrasou. 

Eddie Redmayne como a transexual Lili Elbe em 'A Garota Dinamarquesa'
Einar/Lili percebendo seu corpo e sua verdadeira identidade

Na pose para o retrato, Einar tem seu lado feminino despertado e a partir daí passa a desenvolver uma atração pelas peças femininas, chegando a vesti-las enquanto transa com a esposa. Seria mais um caso de cross-dresser (comum tanto em héteros quanto gays), mas o pintor não se satisfaz com isso. 

Ele passa a incorporar" Lili Elbe - então, sua persona feminina - constantemente e a sair com rapazes, até Gerda, que o incentivava a tudo até ali, pedir para que acabe com o "jogo". Não é um jogo, diz Elbe, que, neste ponto, já tomou para si a identidade feminina.

Uma das maiores falhas do filme surge quando se embaralha a identidade de gênero e a orientação sexual de Einar/Lili. No longa, é como se toda a vida pregressa heterossexual do personagem não valesse mais nada quando se assume mulher. Críticos apontam que o roteiro de Lucinda Coxon baseado no romance de David Ebershoff omitiu envolvimentos gays e relacionamentos lésbicos, de Einar e Gerda, respectivamente, antes de se casarem. 

Eddie Redmayne como a transexual Lili Elbe em 'A Garota Dinamarquesa'
Personagem passa por variados tratamentos médicos, como o de radiação na tentativa de lhe 'curarem'

O diretor talvez tenha tentado resumir tudo isso na entrada do personagem Hans (o lindíssimo Matthias Schoenaerts), que Gerda procura para tentar ajudá-la a lidar com o/a marido/esposa. Mas o envolvimento que o bonitão e Einar tiveram foi pueril, um beijo trocado na infância, que não torna ninguém gay. 

O fato é que neste ponto da história Lili está obcecada em fazer a cirurgia de redesignação sexual após encontrar um médico disposto ao experimento. Muitos consideram Lili como a primeira no mundo a ser submetida a uma operação deste tipo.

Redmayne, indicado a todos os prêmios importantes da temporada, ora acerta e ora exagera em códigos considerados femininos, como olhares baixos e de soslaio, para compor a personagem. Vikander, indicada ao Oscar - e provalmente a vencedora - como atriz coadjuvante, ainda que seja a protagonista, entrega uma personagem admirável, daquelas à frente de seu tempo que conquistam nas telonas, sem necessitar de caras e bocas.

O diretor, conhecido por seus cenários suntuosos - são dele O Discurso do Rei e Os Miseráveis - mantém aqui o nível de excelência, assim como nos figurinos, maquiagem e fotografia, mas peca por priorizar o belo ao verdadeiro. Não são poucas as passagens em que cenas difíceis - como a cirurgia - chamam mais atenção pela composição da cena do que pela intensidade e inclemência da situação.

Ainda que some vários defeitos, A Garota Dinamarquesa é essencial por tratar de alguém pioneiro que ao lutar por ter direito de ser quem realmente é ajudou a transformar a realidade de milhares que vieram depois.

As salas e horários de exibição você encontra em nossa Agenda.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.