Madalena Schwartz: As Metamorfoses - Travestis e Transformistas na SP dos anos 70


Mostra revisita parte da obra da fotógrafa (nascida em Budapeste em 1921 e falecida em São Paulo em 1993) com ensaios de artistas transformistas, travestis e andróginos feitos por ela.

Atuante no Foto Cine Clube Bandeirante, moradora do edifício Copan, no epicentro da vida cultural da São Paulo da década de 1970, Schwartz dedicou seu primeiro ensaio de fôlego às personagens que conheceu na noite paulistana: artistas transformistas, andróginos e travestis, num arco em que surgem desde nomes essenciais da época, como Ney Matogrosso e os Dzi Croquettes, até muitas figuras hoje quase esquecidas.

Assinalando o centenário do seu nascimento, o IMS Paulista apresenta a exposição As Metamorfoses - Travestis e transformistas na São Paulo dos anos 70, com curadoria de Gonzalo Aguilar e de Samuel Titan Jr. A exposição revisita essa parte da obra de Schwartz, tanto para resgatar os personagens retratados por ela como para investigar o perfil da fotógrafa. Partindo da obra de Schwartz, a exposição amplia ainda o seu contexto, apresentando imagens marcantes da representação fotográfica das culturas transformistas e travestis em vários países da América do Sul.

  Evento em 23/02/2021Instituto Moreira Salles - IMS Paulista
   Gratuito (é necessário agendar visita pelo Sympla).
   12h até 17h30 - 09/02 a 13/06 - Terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo.
Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.