Chechênia: Um Estudo de Caso tem como ponto de partida as denúncias que ganharam as redes sociais e jornais do mundo todo, em 2017, sobre a existência de prisões exclusivas para homossexuais na República da Chechênia em pleno século XXI.
A partir deste substrato jornalístico, o autor e ator tenta elaborar uma fricção a partir da pergunta "Quantas Chechênias existem no Brasil". Para isso, cria uma história ficcional, imaginando em detalhes o cotidiano de um confinamento dessa natureza, que é a todo tempo atravessada por relatos e depoimentos da própria história do autor e ator enquanto uma criança queer crescendo noseio de uma família tradicional.
Concepção, direção, dramaturgia e atuação: Ronaldo Serruya. Codireção e criação audiovisual: Sol Faganello. Desenho de luz: Paloma Dantas. Direção de arte: Clau Carmo. Design gráfico: Rafael Fortes. Fotos: Abner Marcelo. Trilha sonora original: Camila Couto. Produção: Corpo Rastreado – Gabs Ambròzia e Andrea Marques. Assessoria de imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes.
60 minutos. Classificação: 16 anos.