Bichados


Espetáculo gira em torno de um ator, William, que completa 45 anos e se sente descartado em vários aspectos de sua vida.

Enquanto ele aguarda os convidados de sua festa, há reflexão sobre a velhice dos homens gays.

O projeto teve como primeira etapa abordagem que incluiu uma série de ações e entrevistas com pessoas com mais de 45 anos da comunidade LGBT.

Esse processo resultou não apenas em uma dramaturgia inédita, mas também em um curta documentário intitulado Quem Tem Medo de Envelhecer?, disponível no canal do Youtube da Cia. Artera.

"A peça busca retratar essas realidades sobre o envelhecimento nesta comunidade", explica o ator Davi Reis, que está sozinho no palco.

"Bichados fala das dores de um homem, do fracasso em sua profissão, de um mundo que parece cada vez menos acolhedor. Além disso, o mundo parece estar cada vez mais bichado, adoecido, guerras, mudanças climáticas e intolerância de todos os tipos. A violência contra a comunidade LGBTQIA+ persiste. O etarismo também se faz presente, até dentro da própria comunidade gay, infelizmente."

O dramaturgo e diretor Ricardo Corrêa afirma que a ideia do projeto é amplificar vozes de muitos LGBT que são invisibilizados nessa faixa etária e que muitas vezes se veem obrigados a "voltar para o armário", enfrentando diversos desafios.

"Situações como essas fazem com que essas pessoas se sintam como 'animais bichados', esmagados por um vazio que mal compreendem. Não é de se admirar que, por vezes, elas se retirem da sociedade e, talvez, até da vida. Questões como estas geralmente não são discutidas, o que torna este projeto comovente e perturbador", destaca Corrêa.

Texto e direção: Ricardo Corrêa. Com Davi Reis. Vídeos: Cia Artera, Thiago Capella e Ivan Soares. Operação de som e vídeo: Ivan Soares. Iluminação: Fran Barros. Figurino: Maitê Chasseraux. Trilha sonora: Cia Artera. Músicas compostas: Marco Caramano. Cenografia: Ricardo Corrêa e Zito Lemos. Assistência de produção: Paula Arruda. Fotos: Leekyung Kim. Projeto gráfico: Zeca Bral. Realização: Cia. Artera de Teatro. 70 minutos. Classificação: 16 anos.

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.