Matemático gay Alan Turing é foco de 'O Jogo da Imitação'

Longa concorre a oito estatuetas no Oscar, incluindo melhor filme e ator

Publicado em 30/01/2015
Benedict Cumberbatch vive Alan Turing no longa que concorre ao Oscar
Benedict Cumberbatch vive Alan Turing no longa que concorre ao Oscar

Se ser homossexual hoje ainda é um desafio na sociedade, em meados do século XX, a coisa era ainda mais complicada pois flertava com sua própria liberdade de ir e vir. Alan Turing sofreu as consequências disso e tem sua vida retratada em O Jogo da Imitação, que entra em pré-estreia nos cinemas do País nesta semana.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O matemático gay, interpretado por Benedict Cumberbatch, foi preso por "atentado ao pudor" já que na Inglaterra da época a homossexualidade era crime, e aceitou a castração química para se livrar da cadeia. Morreu jovem - aos 41 anos -, em 1952, no que pode ter sido suicídio ou acidente, algo misterioso até hoje.

Mas Turing não é apenas um mártir dos direitos arco-íris, ele é, antes de tudo, um herói. E aí está o foco do longa de Morten Tyldum. Uma década antes de seu fim, o cientista e sua equipe de criptografistas ajudaram a desvendar, para os Aliados, códigos secretos da Enigma, a máquina nazista, em plena Segunda Guerra Mundial.

A produção recebeu oito indicações ao Oscar 2015: melhor filme, melhor diretor (Tyldum), melhor ator (Cumberbatch), melhor atriz coadjuvante (Keira Knightley), melhor roteiro adaptado, melhor montagem, melhor trilha sonora e melhor design de produção. O prêmio será entregue em 22 de fevereiro.

Os horários e locais de exibição do longa você tem em nossa Agenda.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.