Opressão a LGBT é tema de 'Demônios', que estreia em SP

Espetáculo de dança e performance faz temporada no Tusp

Publicado em 27/06/2018
Demônios: espetáculo sobre homofobia estreia em SP
Grupo Teatro da PombaGira encena espetáculo. Foto: Fabrício Augusto

As mazelas que oprimem e satanizam LGBT são temas do espetáculo Demônios, que estreia nesta quinta-feira 28 em São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Dirigido por Marcelo D’Avilla e Marcelo Denny e produzido pelo Grupo Teatro da PombaGira, o espetáculo reúne dança e performance, num híbrido que pretende mostrar três formas de demônios contemporâneos que afetam o homem homossexual.

São eles: o sistema socioeconômico (consumo e descarte); a falência, melancolia e outras patologias mentais do nosso tempo e o neofascismo, que avança e toma lugares cada vez mais perigosos.

Demônios dá sequência a uma pesquisa do grupo que visa refletir sobre aspectos sociais, críticos e poéticos da sociedade LGBT.

"Após o término do trabalho anterior (Anatomia do Fauno), vimos novos caminhos e novas investidas em resgatar mitologias e trazê-las para a atualidade num espetáculo performativo visceral, conta Denny.

D’Avilla explica que um dos pontos fundamentais para o espetáculo é a proximidade com o público. "Nós já tivemos essa experiência anteriormente e foi muito positivo", diz. P

Por isso, o grupo optou pelo formato arena, em que as pessoas assistem à performance dos atores no mesmo nível do palco. A performance é dividida em três atos, cada um identificado por uma cor.

O vermelho simboliza a crítica aos processos histéricos de consumo e descarte, é a parte em que são abordados os aspectos de posse nos relacionamentos amorosos, a violência e a fetichização dos armamentos bélicos e, por sua vez, as guerras, virtualidades e frieza nas relações sociais e rotinas do sistema de trabalho e automatismos cotidianos.

O bloco preto é o mais melancólico e abissal, com apelo mental e subjetivo, trata de temas como depressão, suicídio, estigmas, doenças e solidão.

Por fim, o bloco branco retrata os tempos de emergente conservadorismo e o neofascismo encruado na sociedade. Atividades de higienização contra minorias que antes eram ocultas e hoje tem grande voz. Simboliza o perigo de algumas ideologias destruírem grandes avanços que a sociedade atingiu ao longo das últimas décadas.

A produção faz temporada de quinta a domingo até 15 de julho no Tusp. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.

Demônios
Performance é dividida em três atos. Foto: Chico Castro

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.