Primeira peça gay volta aos palcos após 53 anos

'The Boys in the Band - Os Garotos da Banda' fala de angústias e relacionamentos homossexuais

Publicado em 08/10/2023
Peça gay Os Garotos da Banda ganha montagem brasileira
Elenco da nova montagem que estreia no Procópio Ferreira. Foto: Rafael Cusato

Um dos espetáculos gays mais icônicos de todos os tempos retornará aos palcos de São Paulo no próximo 31 de outubro.

Curta o Guia Gay no Instagram

Trata-se de The Boys in the Band - Os Garotos da Banda que ganha remontagem 53 anos após a primeira versão.

Segundo Caio Evangelista, responsável pela adaptação do texto, a peça foi a primeira do mundo a ter foco só em personagens gays.

"É a primeira peça que se sabe, que um autor escreve para retratar personagens exclusivamente gays. Nesta montagem, os protagonistas e os antagonistas são gays. Com exceção de Alan (Caio Paduan), que gera dúvidas se está no armário", explicou ao G1.

"O desafio é transportar essa realidade, da comunidade, deste apartamento do Michael (Mateus Ribeiro), uma vez que temos 55 anos de evolução de direitos civis, sociais, de desenvolvimento humano. É preservar os personagens, as histórias, as ações, o jogo que está aí colocado, mas ao mesmo tempo trazer a peça de uma maneira que não fira a comunidade em 2023."

No elenco também estão nomes como Leonardo Miggiorin, Otávio Martins e Bruno Narchi e a direção é de Ricardo Grasson. A montagem poderá ser vista no Teatro Procópio Ferreira, na região dos Jardins, zona oeste paulistana.

The Boys in the Band conta a história de um grupo de homens gays que se reúnem no apartamento de um deles, em Nova York, para celebrar o aniversário de um dos rapazes.

Em meio a bebidas e descontração, a narrativa permeia comédia e drama ao serem abordados assuntos como autoaceitação, sexualidade e relacionamentos.

A peça foi escrita por Matt Crowley e estreou no circuito off-Broadway em 1968.

Dois anos depois, o texto ganhou montagem brasileira, chamada Os Rapazes da Banda, produzida pelo então casal Eva Wilma e John Herbert e enfrentou problemas com a ditadura militar. O elenco era de estrelas: Raul Cortez, Walmor Chagas, Paulo Cesar Pereio, Otávio Augusto, Dennis Carvalho, Gésio Amadeu e o próprio Herbert.

No mesmo ano, a história chegou aos cinemas pelas mãos de William Friedkin.

Em 2020, a refilmagem, produzida pela Netflix, teve produção de Ryan Murphy, direção de Joe Mantello e atuações de Jim Parsons, Zachary Quinto e Matt Bomer.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.