Velhice dos gays é tema do espetáculo 'Bichados'

Espetáculo faz temporada gratuita na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Publicado em 28/02/2024
Bichados com Davi Reis: peça sobre velhice dos gays faz temporada gratuita
Monólogo interpretado por Davi Reis reflete sobre a passagem do tempo e seus desafios

A velhice dos homens gays e da comunidade LGBT em geral é o tema de Bichados, novo espetáculo da Cia. Artera de Teatro.

Curta o Guia Gay no Instagram

Sozinho em cena, o ator Davi Reis vive William, homem que está completando 45 anos e aguarda os convidados para celebrar seu aniversário.

Durante este tempo, o público é chamado a refletir sobre os impactos do envelhecimento e a relação com a morte - a população arco-íris enfrenta um adicional, a discriminação.

O projeto teve como primeira etapa série de entrevistas com pessoas da comunidade LGBT com mais de 45 anos. 

Além do espetáculo, o processo se desdobrou também no curta-metragem Quem Tem Medo de Envelhecer?, disponível no canal da companhia no Youtube.

"A peça busca retratar essas realidades sobre o envelhecimento nesta comunidade", diz Reis. "Bichados fala das dores de um homem, do fracasso em sua profissão, de um mundo que parece cada vez menos acolhedor."

O ator ressalta: "Além disso, o mundo parece estar cada vez mais bichado, adoecido, guerras, mudanças climáticas e intolerância de todos os tipos. A violência contra a comunidade LGBTQIA+ persiste. O etarismo também se faz presente, até dentro da própria comunidade gay, infelizmente."

Ricardo Corrêa, que assina texto e direção do espetáculo, explica que o objetivo é amplificar vozes de LGBT invisibilizados nessa faixa etátia e que muitas vezes se veem obrigados a "voltar para o armário", enfrentando diversos desafios.

"Situações como essas fazem com que essas pessoas se sintam como 'animais bichados', esmagados por um vazio que mal compreendem. Não é de se admirar que, por vezes, elas se retirem da sociedade e, talvez, até da vida. Questões como estas geralmente não são discutidas, o que torna este projeto comovente e perturbador”, destaca Corrêa.

Bichados faz temporada de quarta a sábado, de 10 a 27 de abril, na Oficina Cultura Oswald de Andrade, no Bom Retiro, zona central. Os ingressos são gratuitos e distribuídos com uma hora de antecedência. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.