A Cidade

Sexta maior cidade do mundo - com 12.038.175 habitantes -, São Paulo é feita de superlativos, inclusive com muitos bairros tão extensos e populosos que se assemelham a municípios.

Fundada em 25 de janeiro de 1554 por jesuítas, a capital paulista foi, por dois séculos, uma vila pobre e isolada do resto do País. Difícil imaginar esse cenário já que hoje ela responde por mais de 10% do PIB brasileiro e é uma das 15 cidades mais influentes do mundo.

Cosmopolita, São Paulo teve forte imigração nos séculos XIX e XX de italianos, espanhóis, libaneses, portugueses, judeus, sírios, japoneses e coreanos. Nos dias atuais, é o principal destino no país de bolivianos, haitianos e africanos.

O lema "Não sou conduzido, conduzo" escrito em seu brasão traduz o espírto da Pauliceia. Importantes momentos da história do País aconteceram na cidade, tais como o grito de Independência do Brasil, em 1822, a Semana de Arte Moderna, em 1922, e a inauguração da primeira rede de televisão no país: a TV Tupi, em 1950.

Capital financeira do País, São Paulo também é responsável pelo maior número de feiras de negócios e eventos culturais. E atrações não faltam. Na região da Luz ficam importantes museus como a Pinacoteca e o Museu de Arte Sacra. Ainda no centro estão reconhecidos edifícios da capital como o Copan, projetado por Niemeyer, o Martinelli e o Theatro Municipal.

Na avenida Paulista fica o Masp, cuja coleção de obras é tão elogiada quanto o prédio de Lina Bo Bardi. Ali perto, na região dos Jardins, está a 8ª rua mais cara do mundo: Oscar Freire, reduto do luxo, assim como os badalados shoppings Iguatemi, Cidade Jardim e JK Iguatemi, repletos de caríssimas grifes internacionais. 

O Ibirapuera, na zona sul, não é o maior, porém o mais famoso parque da cidade. Ali estão o Museu de Arte Moderna, Museu de Arte Contemporânea, Museu Afro-Brasil, Auditório Ibirapuera, Planetário, Oca, além do prédio da Bienal, onde se realiza a São Paulo Fashion Week, tudo projetado por Niemeyer.

A diversidade, uma de suas marcas, também se traduz no universo LGBT. Há variados tipos de estabelecimentos destinados ou majoritariamente frequentados por este público em diversos bairros da capital. São mais de 150 locais e festas LGBT, o que coloca São Paulo como uma das cidades com maior oferta de lugares arco-íris do planeta!



© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.