Crossdresser muda vida de uma família em 'A Porta da Frente'

Preconceito e intolerância são abordados no espetáculo que faz temporada no Teatro Renaissance, em São Paulo

Publicado em 05/07/2018
A Porta da Frente: espetáculo no Teatro Renaissance fala de um crossdresser
Roney Fachini, Sandra Pêra e Fabiano Medeiros estão no espetáculo. Foto: Caio Galucci

A vida de uma família que pouco se entende e se comunica vira de cabeça para baixo quando um conhece o vizinho Sasha, um crossdresser.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

Este é o mote do espetáculo A Porta da Frente, que estreia neste sábado no Teatro Renaissance, em São Paulo.

Lenita (Sandra Pêra) e Rui (Roney Facchini) têm um casamento morno. Ambos estão frustrados com a relação, mas não conseguem fazer nada para que a situação melhore.

Eles são pais de um casal de gêmeos (vividos por Greta Antonie e Bruno Sigrist), que não recebem nenhuma atenção. A mais lúcida da casa é Dona Marilu (Miriam Mehler), mãe de Lenita.

A família passa a se incomodar com o barulho vindo do apartamento da frente, já que Sacha (Fabiano Medeiros) é professor de canto, e tão pouco sabem lidar com a aparência feminina dele.

"Sinto um fascínio pelo crossdressing, um questionamento, uma mudança de ponto de vista: o Sasha ilumina cantos escuros e sacode as juntas enferrujadas daquela família", conta a autora Julia Spadaccini.

O texto venceu os prêmios Shell do Rio de Janeiro e Fita em 2013 e aborda a relação que cada membro da família cria com o vizinho.

"Queria falar da intolerância, da limitação", continua Julia. "O crossdresser é um personagem indecifrável. Li uma matéria que uma mulher descobriu que o marido era e quis se separar, mas depois voltou. Há uma falta de cuidado nas pessoas no olhar com o outro."

"A Julia foi muito feliz na carpintaria desse texto", analisa o diretor da montagem, Marcelo Varzea. "O público cai no colo dos carismáticos e preconceituosos personagens. Entretenimento e poderosa reflexão. Trabalhar com esses atores e descobrir todas essas cores propostas pela autora tem sido apaixonante."

O espetáculo produzido por Selma Morente e Célia Forte faz temporada aos sábados e domingos até 9 de setembro. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.