7 fatos que provam por que São Paulo é a cidade mais LGBT do Brasil

Capital paulista celebra 468 anos com arco-íris na política, no agito e na cidadania inclusive com marcas únicas

Publicado em 25/01/2022
sao paulo gay lgbt lésbica travesti transexual
Avenida Paulista faz parte do roteiro LGBT da cidade, um dos maiores do mundo. Imagem: criação sob foto

Na festa de aniversário de 468 anos de São Paulo nesta terça 25 de janeiro tem arte, força econômica, culinária diversa, muitos povos, gente de todo canto... e uma explosão de arco-íris!

Curta o Guia Gay no Instagram

A megalópole é conhecida nacional e internacionalmente como lugar em que a diversidade é também gigantesca e composta tanto por LGBT que moram na capital quanto por aqueles que a visitam.

Esse status não vem do nada! Veja 7 motivos que provam o quanto a pauliceia é desvairadamente arco-íris.

1 - Ter a maior parada do orgulho LGBT do mundo
Nenhuma outra cidade no planeta reúne tanta gente para celebrar o orgulho de ser quem se é. São cerca de 3 milhões de seres cheios de alegria e consciência em duas vias - Avenida Paulista e Rua da Consolação. É quantitativo maior que a população de muitos países. 

parada do orgulho lgbt sao paulo

2 - Possuir leis contra discriminação
Quase duas décadas antes da discriminação contra LGBT ser crime no Brasil, o Estado de São Paulo já punia essas atitudes. A lei nº 10.948 é de 2001. Em 2020, o município também passou a penalizar atitudes preconceituosas em relação à orientação sexual e identidade de gênero (lei nº 17.301). 

3 - Oferecer a maior rede de proteção social a LGBT do Brasil
A capital tem uma das poucas delegacias dedicadas à população LGBT do Brasil, quatro casas de passagem para trans em situação de vulnerabilidade e centros de cidadania espalhados pela cidade e que oferecem serviços tais como assistências jurídica e psicológica. O programa Transcidadania, que oferta ajuda em dinheiro para trans concluírem os estudos, é case internacional. 

4 - Contar com órgãos LGBT na estrutura do governo estadual e municipal 
Vêm dos anos 2000, coordenações nos dois âmbitos de administração pública com foco em políticas sociais e de inclusão de LGBT em áreas tais como trabalho, turismo e educação. 

5 - Ter um dos maiores roteiros arco-íris do mundo
São dezenas de bares, outras tantas saunas e clubes de sexo, quantidade de lojas que poderiam formar um shopping center, restaurantes que tem o sabor do bem receber a diversidade. Muitas cidades grandes pelo mundo não possuem cena tão forte e ainda dividida em duas áreas gays, a Consolação, principalmente em torno da Rua Frei Caneca, e a República, com epicentro no Largo do Arouche.  

the new world andre almada
Festa do selo The New World, de André Almada

6 - Ser a capital com mais LGBT no Poder Legislativo
Enquanto o cenário geral no Brasil ainda é de câmaras municipais sem nenhuma pessoa LGBT assumida ou apenas uma, São Paulo dá lição de poder arco-íris com o recorde nacional. São quatro, o trans Thammy Miranda (PL), a trans Erika Hilton (Psol) e os bissexuais Fernando Holiday (Novo) e Luana Alves (Psol). Diversos até nos campos ideológicos.

Outro recorde está na assembleia legislativa, a que mais tem LGBT no País: a trans Erica Malunguinho (Psol), o gay Douglas Garcia (PTB), a lésbica Leci Brandão (PCdoB) e a bissexual Isa Penna (Psol).

7 - Ser governada por políticos compromissados com a causa
Procure na história do Brasil que prefeitos e governadores estiveram em uma parada do orgulho LGBT. Apenas Natal e São Paulo conseguiram esse feito até hoje. E ainda com governador que recebe o movimento LGBT na residência oficial e com prefeito que vai a formatura de curso de pessoas trans e tira uma delas para dançar. São Paulo teve e tem tudo isso e com políticos que vão da esquerda à direita. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.