SUS oferecerá mais 3 novos medicamentos contra HIV

Um deles, o Darunavir 800 mg, é indicado a pacientes com falha virológica

Publicado em 08/07/2023
Novos antirretrovirais serão oferecidos no SUS
Medicamentos precisar estar disponíveis em até 180 dias

O Ministério da Saúde anunciou que três novos medicamentos que agem no tratamento do HIV foram incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Curta o Guia Gay no Instagram

O Darunavir 800 mg é destinado a pacientes com HIV em falha virológica ao esquema da primeira linha (primeiros medicamentos usados) e sem mutações que indiquem resistência ao fármaco.

Já o Dolutegravir 5 mg é indicado como tratamento complementar ou substituto em crianças de dois meses a seis anos de idade. O medicamento se apresenta em forma de comprimidos dispersíveis.

Por fim,  Raltengravir 100 mg, granulado, está indicado para profilaxia da transmissão vertical em crianças com alto risco de exposição ao HIV. Considera-se de alto risco todas as crianças nascidas de mães soropositivas e devem receber antirretroviral como medida profilática para transmissão vertical. A criança é classificada em alto ou baixo risco de exposição, de acordo com critérios já estabelecidos em protocolos e diretrizes terapêuticas.

"A incorporação dos novos medicamentos no SUS tem como objetivo ampliar o elenco de antirretrovirais disponíveis, ofertando para as pessoas vivendo com HIV/aids, medicamentos com formulação mais adequada às crianças, com maior comodidade posológica, maior potência e com menor toxicidade. A disponibilização dos medicamentos vai proporcionar maior adesão ao tratamento e melhoria na qualidade de vida dos pacientes", explicou Beatriz Kamiensky, especialista do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Segundo as portarias publicadas no Diário Oficial da União, a pasta tem o prazo de até 180 dias para efetivar a oferta dos medicamentos no SUS.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

Tags: hiv

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.