Amsterdã diminui 95% dos novos casos de HIV

Capital holandesa conseguiu atingir e até superar meta determinada pela ONU

Publicado em 22/12/2023
HIV em Amsterdã está controlado
Novos casos na cidade em 2022 foram apenas nove

Amsterdã conseguiu um feito e tanto: diminuir o número de novos casos de HIV em 95% em 12 anos.

Curta o Guia Gay no Instagram

Em 2022, foram registrados apenas nove novos casos de infecção pelo vírus ante a 201 informados em 2010.

A capital holandesa conseguiu atingir e até superar a meta 95-95-95 estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para frear a contaminação e manter o vírus sob controle para quem já está infectado.

Dos que vivem com HIV na cidade, 98% foram diagnosticados, 95% estão em tratamento e 95% são indetectáveis. 

Três quartos de todos os casos da infecção no país ocorrem dentre homens gays e bissexuais.

O Programa de Amsterdã para Eliminação da Transmissão do HIV detectou que 60% da transmissão do HIV em homens gays e bissexuais se dá em fase aguda, aquela inicial quando a carga viral está alta. Ou seja, homens soropositivos transmitiam o vírus semanas após serem infectados.

A iniciativa, então, elaborou uma campanha para destacar os possíveis sintomas na fase aguda.

"Se as pessoas reconhecerem os sintomas de uma infecção aguda, podem ser encaminhadas imediatamente para uma clínica de saúde sexual”, disse a líder do projeto, Godelieve de Bree, ao Aidsmap.com.

"Há um balcão específico na clínica, onde as pessoas podem obter os resultados dos testes agudos de HIV em cerca de uma hora. Se o resultado do teste for positivo, a clínica contacta um dos hospitais que prestam tratamento ao HIV e a pessoa pode ser atendida no mesmo dia."

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.