'Não caberia uma trans no papel', diz Glória Perez

Autora se reuniu com transexuais e travestis do projeto Damas para elaborar trama de sua próxima novela, 'À Flor da Pele'

Publicado em 24/09/2016
Glória Perez explica porque uma atriz cis, Caroline Duarte, viverá personagem trans em sua próxima novela das nove, 'À Flor da Pele'
Para Glória, transgêneros devem aproveitar o holofote que a novela trará para fazerem reivindicações

Glória Perez explicou à cerca de 30 transexuais o motivo pelo qual uma das personagens centrais de sua próxima novela, À Flor da Pele, será interpretada por uma atriz cisgênero.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

"Já pensou em ter um mafioso de verdade em vez do Marlon Brando no filme O Poderoso Chefão?", comparou a escritora, segundo o Jornal do Brasil. "Acho que não caberia uma trans no papel. A personagem vai estar num momento de vida que não sabe bem o que é e vai se transformando num homem trans junto com o público.". A personagem será vivida pela estreante na TV Caroline Duarte.

E explicou: "[A personagem] vai se descobrir trans com um mês e meio de novela. Vai conhecer pessoas e, aí, trans verdadeiros vão aparecer, com oportunidades para trans reais e trans atores. Fizemos testes para atores e os que tiverem talento serão aproveitados."

Mais
>>> 'À Flor da Pele' terá várias atrizes trans, diz Glória Perez
>>> Transexual será filho de Fábio Assunção em 'À Flor da Pele'

Glória ouviu as experiências de mulheres trans que estão ou passaram pelo projeto Damas, elaborado pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (Ceds), da Prefeitura do Rio de Janeiro, e que promove inclusão social e inserção no mercado de trabalho de travestis e transexuais.

"Tenho muitas dúvidas e muitas perguntas para fazer a vocês", disse a escritora. "Quero dar minha contribuição e colocar esse assunto na mesa, para virar o assunto do país. Vocês serão muito procuradas por conta da novela. Através dela, pode-se fazer mais do que os movimentos organizados, pois ganha uma visibilidade muito grande (...) Gostaria que vocês aproveitassem a luz que vai estar sobre vocês com a trama, para fazer as reivindicações."

Após três horas de bate-papo, Glória garantiu que reproduzirá os principais dramas dos transgêneros no folhetim. "Vou tentar abordar todos os temas e as situações de vida relatados aqui hoje, tudo o que é importante para vocês. A personagem vai ter o atordoamento do 'o que eu sou?'. O preconceito da sociedade também estará presente", disse.

À Flor da Pele tem previsão de estreia para abril de 2017 no horário das nove sucedendo à Lei do Amor, que entra no lugar de Velho Chico no próximo dia 3. Paolla Oliveira, Juliane Paes, Rodrigo Lombardi, Isis Valverde, Fábio Assunção, Lília Cabral e Bruna Linzmeyer estão no elenco.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.