Orgulho da comunidade LGBT, Darcy Penteado ganha mostra em SP

Galeria Recorte exibe 'Proposta para uma Nova Via Crúcis'

Publicado em 05/06/2018
Darcy Penteado é tema da exposição Proposta para uma Nova Via Crúcis na Galeria Recorte
'Proposta para uma Nova Via Crúcis' foi criada em 1966

Um dos artistas plásticos que mais orgulham a comunidade LGBT ganha mostra a partir desta quarta-feira 6 em São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Darcy Penteado será homenageado com Proposta para uma Nova Via Crúcis, que entra em cartaz na Galeria Recorte, no Baixo Augusta.

A figura estilizada de Jesus Cristo domina todas as 10 telas de 80 cm x 80 cm que formam uma das obras mais emblemáticas do artista.

Nas imagens, Cristo está acompanhado de um Barrabás que surge por meio de reproduções de crônicas policiais, um julgamento acompanhado por uma multidão representada por imagens de uma orgia carnavalesca e a crucificação, assistida por uma silenciosa plateia, criada a partir de uma junção de recortes de figuras anônimas e ilustres, entre elas Pelé e o próprio Darcy.

O autor idealizou sua Via Crúcis quando morava em Roma, no bairro de Trastevere, vizinho ao Vaticano e às igrejas de Santa Doroteia e de Santa Maria, mas só a iniciou ao retornar ao Brasil.

Darcy mesclou desenhos de um Cristo estilizado com pedaços de tecido, recortes de jornal e fotos, que foram deixadas por fiéis em busca de ajuda na igreja de São Roque, no interior paulista, onde nasceu e que abriga boa parte de seu acervo. "

Proposta para uma Nova Via Crúcis foi criada em 1966 e exposta, pela primeira vez, no Masp, quando o museu ainda ficava na rua Sete de Abril, no Centro, e depois seguiu para Roma e Paris.

Nascido em 1926, Darcy Penteado começou fazendo figurinos para teatro e nos anos 1950 destacou-se como artista plástico com trabalhos expressionistas.

Na década seguinte, o artista participou de três bienais de arte de São Paulo. Ele foi, no fim dos anos 1970, um dos editores do Lampião da Esquina, o primeiro jornal gay brasileiro. 

O cartaz da primeira campanha contra a aids em São Paulo, em 1985, é de autoria de Darcy. Foi justamente por complicações desta doença que ele nos deixou em 1987.

A exposição fica em cartaz até dia 23 de terça a sábado. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.