Com temas urgentes como a homofobia, peça 'Caecus' volta a SP

Espetáculo da Cia. Los Puercos faz parte do Teatro Documentário em que reúne relatos e imagens para abordar as histórias

Publicado em 05/09/2018
Caecus: peça que fala de homofobia faz nova temporada em São Paulo
Gustavo Garcia na peça que traz relatos reais de homofobia. Foto: Marina Farhat

Com abordagem de quatro temas espinhosos e significativos, o espetáculo Caecus ganha nova temporada em São Paulo a partir do dia 16.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Ao Guia Gay São Paulo, o diretor da Cia. Los Puercos de Teatro, Luiz Campos, contou como surgiu a ideia da montagem.

"No inicio, quando não sabíamos o que iriamos montar, eu fiz a seguinte pergunta às atrizes e aos atores: O que vocês querem falar pra sociedade?", contou Campos.

Daí, surgiram, os assuntos que são tratados na peça: luta anti-manicomial, agressão contra mulher, ditadura civil-militar e homofobia.

"Então, saímos em busca de relatos, notícias, documentos, fotos para assim transformar histórias reais em cena, aliás essa é a principal característica do Teatro Documentário", explica.

Durante a temporada em março e abril em um teatro próximo à região da cracolândia, o diretor diz que o texto ajudou a mudar a perspectiva dos espectadores em relação a questões da cidade.

Caecus
Jessica Dibi em uma das cenas do espetáculo. Foto: Iara Marcek

"As pessoas chegavam ao teatro e encontravam muitas pessoas em situação de rua, assistiam à peça, e saíam com um outro olhar diante daqueles esquecidos", relembra.

"Quando Caecus [palavra que em latim significa 'cegos'] nasceu, percebemos que estava um espetáculo forte e contundente", diz. "Pessoas saíam chorando, indignadas ou relembrando fatos de que se tinha esquecido."

O diretor diz que em apresentações para escolas, muitos alunos relataram a dificuldade em se assumir e que gostariam que os pais assistissem ao espetáculo.

"Trouxemos à tona situações que a maior parte das pessoas quer colocar para baixo do tapete, que não vão contar nos livros de história."

A peça fará temporada aos domingos entre 16 e 30 de setembro na Casa do Teatro Documentário. Mais informações, como horário e valores, você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.