Movimento LGBT critica Ministério da Cultura por excluir paradas

88 organizações ativistas confrontaram órgão que não incluiu marchas do Sistema Nacional de Cultura

Publicado em 13/03/2024
florianópolis gays parada
Brasil teve 328 paradas do orgulho LGBT em 2023. O levantamento é do Guia Gay

Oitenta e oito organizações ativistas do segmento assinaram documento que cobra o Ministério da Cultura pela exclusão de paradas do orgulho do Sistema Nacional de Cultura. 

Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram

O documento, já protocolado e obtido pelo Guia Gay, confronta o órgão federal por não seguir diretriz feita em reunião específica do segmento

"Durante a Conferência Temática de Cultura para LGBTQIA realizada em 30 e 31 de janeiro em Belo Horizonte, foi apresentada proposta que instava o Ministério da Cultura a explicitamente apoiar as Paradas do Orgulho LGBTQIA+ em diferentes regiões, incluindo as periféricas, interioranas, litorâneas e das capitais'", aponta trecho do documento.

O movimento LGBT está preocupado porque ao não ter paradas no Sistema Nacional de Cultura fica-se sem garantia que os governos federal, estaduais, distrital e municipais possam destinar recursos a esses eventos. O sistema determina as políticas públicas do setor. 

O texto mostra a importância das marchas do orgulho. 

"As paradas do orgulho são as maiores manifestações cívicas da história do Brasil. Em 2023, foram realizadas 328 marchas em todas as unidades da Federação. O Brasil é um dos países com mais marchas LGBT no mundo, o que tem a maior parada do mundo e o que tem a cidade que mais faz paradas LGBT no mundo: Salvador, com 49 caminhadas."

O número de paradas do orgulho LGBT vem de levamento feito pelo Guia Gay

O manifesto foi articulado durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizado em Brasília de 4 a 8 de março. 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.