Violência homofóbica é tema do espetáculo de dança 'Mairto'

Produção é primeiro resultado do projeto Rosa Azul, do Caleidos Cia. de Dança, que foca na questão da violência na cultura do macho

Publicado em 27/03/2015
'Mairto' é primeiro resultado do Projeto Rosa Azul. do Caleidos Cia. de Dança, que explora violência na cultura dos machos e homofobia
'Mairto' fica em cartaz até 16 de abril no Instituto Caleidos

O assassinato de um homossexual é o fio condutor de toda a narrativa do espetáculo Mairto, novo trabalho do Caleidos Cia de Dança,em cartaz na sede da companhia, na Zona Oeste.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Nas entrelinhas da noticia desse crime, o grupo discute com o público temas atuais e presentes na sociedade moderna, em especial a questão da homossexualidade e da violência na chamada ‘cultura de macho’, que vitimiza gays, mulheres e crianças.

Com poemas e música ao vivo, a encenação de dança, remete-se aos eventos de boxe e MMA. Cada cena é um round, um jogo que constroi a cena ao vivo a partir da improvisação, convidando o público a refletir sobre a questão da violência contra os afetos nessa cultura predominantemente machista.

Caleidos Cia. de Dança apresenta Mairto, em São Paulo"Foi uma escolha focada na plasticidade, dramaticidade e corporeidade envolvidas nesses eventos, além disso, a relação dessas lutas com a cultura do macho é evidente", explica a diretora Isabel Marques.

A partir da leitura da notícia, foram construídos os poemas que dialogam com as cenas. "Foi preciso pensar nas relações entre os algozes e a vítima, estabelecer os jogos de poder ali estabelecidos e transformá-los em jogos de dança, jogos com base na linguagem da dança; daí nasceu a dança que está em cena", conta Isabel Marques.

Mairto é o primeiro resultado do Projeto Rosa Azul, que ocupou papel central nos processos de pesquisa do Caleidos Cia de Dança durante todo o ano de 2014. O foco de Rosa Azul é a questão da violência na cultura do macho e os espetáculos ligados a esse projeto tematizam os principais alvos dessa violência: homossexuais, mulheres e crianças.

"Sobretudo o objeto da violência na cultura do macho são os afetos, a sensibilidade, a compaixão e os sentimentos de solidariedade. Os portadores desses afetos são as vítimas - mulheres, crianças, homoafetivos, homens menos agressivos - mas a cultura do macho se projeta especificamente contra os afetos, são eles que ofendem o verdadeiro e perigoso macho", explica o poeta Fábio Brazil que assina a dramaturgia do espetáculo.

Como em outros trabalhos do Caleidos Cia – Silêncio, Lugar Comum e Para o Seu Governo – Mairto se instala na interface entre a poesia e a dança. Os poemas são lidos ao vivo, dialogando com a música e as cenas de dança.

O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013. Em cartaz desde 25 de março, a produção segue temporada até 16 de abril. Mais informações você tem em nossa Agenda.

Mairto, do Caleidos Cia. de Dança, fala sobre violência na cultura dos machos e homofobia

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.