Turismo consciente: 9 países para gays não visitarem

Importantes destinos turísticos podem prender um turista homossexual apenas por sua orientação sexual

Publicado em 13/06/2016

Por Marcio Claesen

Já nas primeiras aulas na faculdade, os estudantes de Turismo aprendem uma das bases que esta área de conhecimento tem como maior motivo para alguém viajar: ter boas experiências. E como explicar o fato de gays escolherem países que condenam homossexuais a trabalhos forçados e à prisão e colocam todo o Estado contra a liberdade de orientação sexual de LGBT locais?

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

Treze de junho é o Dia do Turista. E para que você tanto se preserve quanto não leve seu dinheiro para enriquecer tais governos e países, e consequentemente, suas políticas discriminatórias, segue lista de destinos cujos carimbos não merecem estar no seu passaporte (A lista tem como base a discriminação a gays, já que as leis são muito mais flexíveis às lésbicas e em vários casos não citam transgêneros):

Egito

10 países para gays não visitarem - Egito

As pirâmides podem ser as únicas das Sete Maravilhas do Mundo Moderno ainda em pé, mas, para vê-las, você dará dinheiro para um país em que 95% da população acredita que a homossexualidade não deveria ser aceita pela sociedade.

Gays são constantemente presos nesta nação africana e podem ser condenados - pela legislação vigente - a até 17 anos de prisão, o que pode incluir trabalhos forçados. Ficou conhecido internacionalmente caso em que gays foram presos em barco só por se reunirem. O julgamento não teve direito à defesa, regra comum em terras egípcias.

Jamaica

10 países para gays não visitarem - Jamaica

Ah, a Jamaica. Terra de Bob Marley, do reggae, da paz e do amor... Bom, só se você não for gay. No ensolarado país da América Central, pesquisa de 2014 mostrou que 91% da população é contra revogação da lei anti-gay vigente por lá - homossexuais masculinos podem ser condenados a até 10 anos de trabalhos forçados.

Nos últimos anos, houve relatos de gays que tiveram as casas queimadas por policiais locais e outro que foi apedrejado até a morte nas ruas. E lembra-se do hit Harlem Shake, de 2013, que gerou centenas de paródias mundo afora? Na Jamaica, houve uma versão assumidamente homofóbica pedindo a morte de gays. Que fofo, não?

Mais
>>> Calendário nacional e internacional dos principais eventos LGBT de 2016

Rússia

10 países homofóbicos para gays não visitarem - Rússia

O Kremlin e o Museu Hermitage podem fazer brilhar seus olhinhos, mas continue observando-os por fotos na internet. Caso contrário, você estará contribuindo com a economia de um país que aprovou, em meados de 2013, a chamada "lei da propaganda gay".

Por causa desta norma, é proibido que pessoas demonstrem sua homossexualidade em frente a menores de idade - o que inclui andar de mãos dadas nas ruas, é claro, sob pena de multa. É por lá também que ficaram famosos vídeos de intolerantes que caçavam gays em chats para espancá-los em frente às câmeras. E os vídeos faziam um sucesso danado com a população!

Malásia

Turismo LGBT - 10 países para gays não visitarem - Malásia

Terra das torres Petronas, que já foram as mais altas do mundo, a Malásia é o país que permite personagens homossexuais no cinema e na TV apenas se eles "virarem" héteros no final. Na vida real, gays podem receber punições que vão de chibatadas a até 20 anos de prisão.

Emirados Árabes

Turismo gay - 10 países para gays não irem - Emirados Árabes

Edifícios altíssimos e modernos, praias artificiais, grifes internacionais... O mundo de luxo, riqueza e glória que essa confederação de monarquias vende pelo planeta enche os olhos de muita gente, mas não encobre as duras penas a que homossexuais são submetidos.

O sexo gay pode ser enquadrado tanto pela lei civil quanto pela lei da Sharia (o código de regras muçulmano). Em Dubai, por exemplo, gays podem ser condenados a 10 de prisão. Em Abu Dhabi, a pena pode chegar a 14 anos. É pouco pra você? A morte não está fora de cogitação para homossexuais. Travestis brasileiras já foram presas no país só por serem travestis. O governo brasileiro tentou intervir, mas nada foi possível fazer. 

Belize

10 países para gays não conhecerem - Belize

A barreira de corais e o mar paradisíaco desta nação vizinha ao México, acredite, não são para você. Homossexuais estrangeiros estão proibidos por lei de entrar em Belize. Aos locais, resta a invisibilidade. Há alguma tolerância, desde que não reivindiquem direitos.

Andar de mãos dadas, nem pensar. Quem desafiar as normas sociais pode ser enquadrado no código civil que proíbe qualquer tipo de relação sexual que não seja a do "falo entrando na vagina". A pena chega a 10 anos de prisão.

Índia

Índia - 9 países homofóbicos para gays não visitarem

Índia! Essa terra de sabores e odores únicos que mescla o sagrado em uma cultura milenar e exótica! Bom, não há muito de exótico no que é dedicado aos gays. Chama-se prisão mesmo!

E veja o absurdo: lei do século XIX, de inspiração britânica, considera o ato do sexo entre homens "uma ofensa natural", foi revogada em 2009. Entretanto, a Suprema Corte, pressionada por religiosos, autorizou a volta da norma em 2013. 

Estatísticas do Ministério do Interior do país asiático revelaram que, entre final de 2013 e final de 2014, 778 homossexuais foram presos - e isto não incluía dados de todos os Estados. A pena chega a 10 anos de detenção.

Marrocos

Turismo gay - 10 países para gays não irem e não conhecerem - Marrocos

O país que já encantou tantos escritores gays renomados, como Oscar Wilde, Gore Vidal, Jean Genet e Tenenessee Williams, dá, hoje, muito menos liberdade aos homossexuais do que eles tinham nos séculos passados.

Com pena de prisão de até três anos, gays podem ser detidos até por um simples beijo nas ruas. Com sorte, como turista, você poderá "apenas" ser expulso do país. Já os locais, não têm essa prerrogativa.

Cingapura

Turismo gay - 10 países para gays não visitarem - Cingapura

Construções arrojadas e high-tec e ruas incrivelmente limpas podem ser vistas por toda essa cidade-estado asiática. Apesar de toda a modernidade, no entanto, gays vivem por lá como vivíamos por aqui há 40 anos.

Em bares e points arco-íris, a ameaça de batidas policiais é constante. Ainda que a pena de dois anos de prisão raramente seja aplicada, gays são cidadãos de segunda categoria por lá, sem dezenas de direitos que heterossexuais têm.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.