SP ganha 1º centro de acolhida para travestis e transexuais do Brasil

Abrigo conta com 30 vagas e atende e a 20 usuárias atualmente

Publicado em 06/04/2016
São Paulo ganha primeiro Centro de Acolhida para Mulheres Travestis e Transexuais do Brasil
Abrigo, na Zona Central de São Paulo, conta com sala de convivência

Já está funcionando no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, o Centro de Acolhida para Mulheres Travestis e Transexuais, primeiro do gênero no Brasil.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

O abrigo é uma iniciativa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). No momento, estão sendo atendidas 20 mulheres e a capacidade é para 30. As vagas são prioritárias para as que estão sendo acompanhadas pelo Transcidadania, programa coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e que tem sido referência em diversas regiões do Brasil no que tange a políticas públicas para as pessoas trans.

Além disso, o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) também faz o encaminhamento das pessoas (estando ou não no Transcidadania) para o abrigo.

O projeto tem investimento de R$ 500 mil e é mantido por meio de parceria com a Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH). O espaço possui quatro quartos, 14 banheiros, lavanderia, refeitório, três salas de atendimento, sala de convivência e quadra poliesportiva.

Uma das albergadas é a travesti mineira Dani Roma, 42 anos. Ela que já se prostituiu e por seis morou na Europa, está em São Paulo desde 2013. Antes do centro, Dani estava em outra casa de acolhida (Nova Vida) e diz que lá não podia ficar 24 horas por dia. Agora, ela, que estuda no Centro Integrado de Educaçao de Jovens e Adultos (Cieja), tem local para fazer suas tarefas escolares de forma tranquila para alcançar seu objetivo. "Meu sonho é fazer curso técnico de enfermagem", contou ao Guia Gay São Paulo.

Para informações sobre o programa Transcidadania, entre em contato com o Centro de Cidadania LGBT Arouche. Há cinco unidades de Centros POP na capital. Clique aqui na página da Prefeitura de São Paulo para ver os endereços.

São Paulo ganha primeiro Centro de Acolhida para Mulheres Travestis e Transexuais do Brasil
Quadra poliesportiva no centro que conta com 20 albergadas no momento

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.