Por rejeitar nome feminino, Bradesco pagará R$ 5 mil a Viviany Beleboni

Modelo apresentou documentos com retificação de gênero, mas banco emitiu cartão com nome antigo

Publicado em 25/01/2017
Viviany Beleboni ganha processo contra o banco Bradesco
"Reconheceram o erro. Isso é bom para evitar que isso se repita", afirma Beleboni

A atriz e modelo Viviany Beleboni ganhou um processo contra o banco Bradesco por não ter tido seu nome respeitado em cartão da instituição.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

À nossa reportagem, Viviany conta que levou documentos novos, incluindo certidão de nascimento, com seu nome feminino para pedir um novo cartão.

"Quando chegou, veio com o nome antigo [o masculino]", revela. "Você se mata para conseguir um nome de registro, escaneia e passa todos os documentos que eles pedem, aí chega lá e vem o nome antigo no cartão. É ridículo isso."

Por meio do presidente da ONG ABDC'S, Marcelo Gil, Viviany contatou a advogada Cristiane Leandro de Novais. Cristiane afirma que entrou com uma ação por descumprimento de determinação judicial, já que a atriz possui uma decisão da Justiça que determinava que seu nome seja retificado em quaisquer órgãos. "Foi levado para o banco e ele não cumpriu. Mesmo com a determinação, mantiveram o nome masculino", explica.

O banco foi condenado a retificar e a pagar R$ 5 mil de indenização à atriz. "Eles pediram desculpas e disseram que foi erro deles e que isso é bom para não voltar a se repetir", conta Viviany, que disse que continuará cliente da instituição.

"Às vezes é erro do sistema do próprio banco e apenas doendo no bolso eles mudam o sistema e assim pessoas trans conseguem seu espaço. O Brasil é um país muito atrasado nessas questões ainda infelizmente", pontua.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.