Laerte ganha processo por transfobia de Veja e Reinaldo Azevedo

Articulista chamou cartunista de 'fraude de gênero'. Indenização é de R$ 100 mil

Publicado em 16/12/2016
Laerte Coutinho ganha processo contra Reinaldo Azevedo e revista Veja por transfobia
Laerte doará quantia à associação LGBT Mães pela Diversidade 

A cartunista Laerte Coutinho ganhou processo contra o jornalista Reinaldo Azevedo, a revista Veja e a rádio Jovem Pan. Eles foram condenados a lhe pagar indenização no valor de R$ 100 mil.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Segundo o advogado e ativista LGBT Paulo Iotti, que representou a artista junto às também advogadas Marcia Rocha e Ana Carolina Borges, Azevedo publicou coluna na revista semanal atacando moralmente Laerte.

O jornalista a chamou de "baranga moral", "fraude do gênero", "falsa senhora" e "homem-mulher", dentre outros termos ofensivos, após Laerte publicar uma charge ironizando os apoiadores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A arte mostrava essas pessoas usando camisas da CBF e abraçando policiais com, ao fundo, sangue deixado por chacina recente atribuída pela mídia à Polícia Militar.

"Fomos acusados pelas defesas de 'descontextualizar' a fala (!)", escreveu Iotti em sua página no Facebook. "Eu queria entender em que 'contexto' expressões como 'baranga moral' (sic) e afins não teriam o intuito de ridicularizar e humilhar moralmente a pessoa. E felizmente o juiz do caso teve o mesmo entendimento."

A rádio foi processada por Azevedo ter se referido à cartunista da mesma maneira, e empregadores, de acordo com o advogado, são responsáveis por atos de seus empregados e funcionários.

Laerte doará a quantia à associação Mães pela Diversidade, formada por mães e pais de LGBT que lutam contra a discriminação dos arco-íris. Os réus ainda podem recorrer.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.