Gaymada comemora 2 anos com muita lacração no Largo da Batata

Inspirada em evento similar de BH, partida na capital paulista une jogos e música e já organizou até bloco de carnaval

Publicado em 19/03/2018
Gaymada comemora 2 anos. Foto: Alexandre Simone
Pelo segundo ano, evento também integrou a programação do Love Fest. Foto: Alexandre Simone

Um dos eventos mais lacrativos e afirmativos da comunidade LGBT na cidade, a Gaymada São Paulo completa dois anos e a edição comemorativa rola neste sábado 24.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Inspirada no Campeonato Interdrag de Gaymada, do coletivo Toda Deseo, de BH, a partida é realizada mensalmente no Largo da Batata, em Pinheiros, na Zona Oeste, e une jogos e música.

"Nós LGBT ainda somos associados a locais noturnos e marginalizados, por isso, nada melhor do ocupar cada vez mais a cidade com nossos corpinhos nada discretos, muito menos fora do meio; levar aos parques, às quadras, às ruas e a qualquer local público, aberto e durante o dia, todo nosso brilho e mostrar que sim, existimos, e não vamos mais nos esconder", explica o organizador do evento, Lucas Galdino.

Além do encontro neste ponto fixo da capital, também se desdobrou em bloco de carnaval, que reuniu 10 mil pessoas este ano, e fez abertura do festival Love Fest, nos últimos dois anos, na região central, também na folia paulistana. Além disso, a Gaymada integrou a programação oficial da última Virada Cultural, ganhou destaque nos Jogos da Diversidade, evento ligado á Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, e participou de eventos em faculdades, como a USP,  e em escolas públicas da periferia.

A Gaymada São Paulo também realizou algumas campanhas sociais, como arrecadação de roupas e agasalhos para o Centro de Acolhida para Mulheres Trans e Travestis (Casa Florescer); firmou parceria com o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, do Governo do Estado; com o Programa DST/Aids da Prefeitura de São Paulo; a revista Viração e o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem (VMSJ), para ofertar aos participantes e comunidade em geral testes gratuitos anti-HIV, além de distribuição de preservativos e gel lubrificante.

 "Acreditamos no impacto social da Gaymada para com o público LGBT e, não à toa, recebemos o título de segundo melhor evento LGBT de 2016", lembra Lucas, sobre a colocação do grupo na eleição Melhores 2016, do Guia Gay São Paulo, junto a seus leitores, na qual a Gaymada ficou atrás apenas da 20ª Parada LGBT, dividindo a vice-colocação com o Festival Mix Brasil e o Periferia Trans.

Por fim, o grupo reforça que o nome do evento é mera brincadeira linguística e não quer dizer que a partida é voltada apenas para o público gay masculino. "O evento também é para lésbicas, pros homens e mulheres trans, travestis, bissexuais, assexuais e não- binários. Os jogos são para todo tipo de identidade de gênero, tipo físico, etnia, raça e pessoas de qualquer idade" conclui Lucas.

A comemoração de dois anos da Gaymada São Paulo rola neste sábado, entre 14h e 19h, no Largo da Batata, ao lado do bicicletário. O evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia, basta chegar e se jogar!


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.