Filme sobre luta contra aids e homofobia leva Palma Gay em Cannes

'120 Batidas por Minuto', de Robin Campillo, ganhou também o Grande Prêmio do Júri no maior festival de cinema do mundo

Publicado em 28/05/2017
Filme de Robin Campillo, sobre aids e homofobia, ganha Queer Palm e Grande Prêmio do Júri em Cannes
Longa se passa no auge da epidemia da aids na década de 1980

Um dos filmes que mais impactou os críticos no Festival de Cannes 2017 não saiu de mãos abanando. Pelo contrário. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O longa 120 Batidas por Minuto, de Robin Campillo, venceu o Grande Prêmio do Júri (uma espécie de segundo lugar) e a Queer Palm - honraria destinada à melhor produção de temática LGBT.

Terceiro filme do diretor francês, "120" fala da luta de ativistas do país contra a aids no auge da epidemia da doença, nos anos 1980, e por melhores condições aos pacientes. O combate à homofobia também é um tema presente. O longa tem estreia marcada para 23 de agosto na França e ainda não tem previsão para os cinemas daqui.

"Foi uma aventura coletiva, uma grande história. Nunca somos tão belos e fortes do que quando estamos unidos", declarou Campillo, ao receber o prêmio, segundo a Agência France-Presse.

O sueco The Square, de Ruben Östlund, levou o maior prêmio do ano - a Palma de Ouro - e Nelyubov, do russo Andrei Zvyagintsev (de Leviatã), o Prêmio do Júri - algo como terceiro lugar.

Sofia Coppola foi eleita melhor diretora (por O Estranho que Nós Amamos), Joaquin Phoenix ganhou como melhor ator (por You Were Never Really Here) e Diane Kruger, melhor atriz (pelo alemão Aus dem Nicht). O júri foi presidido pelo ícone gay e premiado cineasta espanhol Pedro Almodóvar.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.