Enem: dizer que transexual feminina não é mulher zera a redação

Conforme prevê edital, desrespeitar direitos humanos é motivo para anulação da prova

Publicado em 27/10/2015
Enem transexuais redação 2015
Estudantes esperam para fazer prova (Foto: Agência Brasil)

A notícia não poderia ser pior para quem não respeita transexuais femininas e prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o estudante que, na redação cujo tema foi violência contra mulheres, disse que nascer em corpo masculino impede a identidade com o sexo oposto terá a prova anulada.  

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

A regra é bem detalhada no edital do exame. No item 14.9.4 é dito que desrespeitar os direitos humanos leva à nota zero na redação.

Tendo em vista tanto o próprio Enem aceitar a identidade feminina ou masculina de transexuais na inscrição, quanto resolução, deste ano, do Conselho Nacional LGBT considerar um direito o respeito ao gênero social e psicológico de pessoas trans, não cabe dúvida sobre a necessidade de o autor do texto não questionar tal postura. 

E há uma alerta para as próprias transexuais. A professora da PUC-RJ Andrea Ramal, em entrevista à rádio Band News, afirmou que não caberia relatos de violência sofrida. "Foi pedido um texto dissertativo, com uma ideia e argumentos. E não uma narração."

Enfim, o perigo maior é de quem resolveu destilar seu preconceito! Que aprenda! 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.