Deputado quer mudar Lei Maria da Penha para não proteger trans

PL 477/15 de Eros Biondini (Pros-MG) quer alterar 'gênero' por 'sexo' na legislação que pune violência doméstica contra a mulher

Publicado em 21/07/2016
Deputado Eros Biondini quer alterar Lei Maria da Penha para não proteger mulheres trans
Lei pune violência doméstica e familiar contra a mulher

Um projeto de lei em trâmite na Câmara dos Deputados tem um único objetivo: desproteger mulheres transexuais e travestis.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

De autoria do deputado federal Eros Biondini (Pros-MG), o PL 477/15 pretende substitutir a palavra "gênero" por "sexo" em todas as vezes em que o termo é citado na Lei Maria da Penha (11.340/06), que pune violência doméstica e familiar contra a mulher.

À Agência Câmara, o parlamentar afirmou que o objetivo é impedir "que sejam abertas brechas para interpretações sobre a quem a lei alcançaria". Para ele, o termo "gênero" poderia gerar "um entendimento de que qualquer pessoa poderia se considerar mulher, sendo assim beneficiado por ele".

A lei caracteriza essa violência como "qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial". Pela proposta, a violência contra a mulher seria "qualquer ação ou omissão baseada no sexo (...)".

O projeto será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minoriais, de Seguridade Social e Família, e de Constituição e Justiça e Cidadania.

A lei já foi aplicada significativas de vezes para proteger trans. Até um homem já foi enquadrado como vítima digna de proteção pela norma. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.