Boa notícia! Nova vacina deixa 5 pessoas livres do HIV

Um dos pacientes está há sete meses sem precisar tomar antirretrovirais

Publicado em 05/03/2017
Nova vacina contra HIV deixa 5 pessoas sem o vírus no sangue
Estudo usou droga contra o câncer para 'arrancar' o HIV de seu 'esconderijo' nas células

Uma nova vacina contra o HIV já deixou cinco pessoas livres do vírus.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Desenvolvidas pela Universidade de Oxford - em estudo liderado pelo cientista Thomas Hanke - duas vacinas começaram a ser administradas há três anos em 24 pacientes soropositivos por meio do IrsiCaixa Aids Research Institute de Barcelona, na Espanha.

Ao mesmo tempo, os pacientes também continuaram recebendo suas doses diárias de antirretrovirais que controlam a doença e foram monitorados para ver se as vacinas induziam uma forte resposta imunológica.

De acordo com o site New Scientist, após um tempo, 15 deles receberam uma dose de reforço de uma das vacinas, seguida de três doses de romidepsina, uma droga contra o câncer, mas que tem potencial de tirar o HIV de seu "esconderijo" nas células. Depois, cada um recebeu mais uma dose de vacina e parou de tomar o antirretroviral.

Em dez pacientes, o vírus se recuperou e as drogas contra o HIV precisaram voltar a ser tomadas. No entanto, cinco deles não precisaram mais dos antirretrovirais. Um dos pacientes está há sete meses sem tomar medicação contra o HIV e os outros quatro estão indetectáveis há seis, 14, 19 e 21 semanas, respectivamente. 

A pesquisa foi revelado na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas em Seattle (EUA), no mês passado. O estudo continua para saber por quanto tempo cada paciente pode controlar o próprio vírus.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.