Frida Kahlo ganha exposição em dois espaços de São Paulo

Mostra ocupa o Espaço Cultural Porto Seguro e o Museu da Imagem e do Som (MIS) e conta com serviço de transporte gratuito entre os locais

Publicado em 01/09/2016
Frida Kahlo ganha exposição no Espaço Porto Seguro e no MIS
Mostra conta com série de atividades paralelas, como ateliê e estamparia

Um dos ícones da arte latino-americana, Frida Kahlo ganha exposição simultânea em dois lugares da cidade: o Espaço Cultural Porto Seguro e o Museu da Imagem e do Som (MIS).

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A exposição Frida Kahlo Suas Fotos / Olhares sobre o México é composta por retratos realizados por autores de destaque da história da fotografia e amigos pessoais de Frida como Guillermo Kahlo, Man Ray, Martin Munkácsi, Edward Weston, Brassaï, Tina Modotti, Pierre Verger e Manuel Álvarez Bravo.

Sobressaem as fotografias de Tina Modotti e de Edward Weston do período revolucionário – algumas das mais valiosas desta coleção – juntamente com as quatro fotografias tiradas e assinadas por Frida Kahlo e duas não assinadas, mas cuja autoria pode ser atribuída à pintora.

A mostra ganha uma expografia referente à Casa Azul, onde hoje funciona o Museu Frida Kahlo, no México. No piso térreo, estão dispostas as fotografias e uma linha do tempo sobre vida e obra da artista. No mezanino é possível assistir ao documentário Natureza Ferida - Memória Viva de Certos Dias.

Ao final da visitação, o público é convidado a se caracterizar de Frida Kahlo com o auxílio de acessórios, objetos e peças de vestuário que remetem à cultura popular mexicana. Um registro fotográfico pode ser feito e compartilhado nas redes sociais.

Frida Kahlo na Caza Azul
A artista na Casa Azul. Acervo Museu Frida Kahlo

Há uma série de atividades paralelas para que o público possa ter mais contato com a arte da artista. O Baú de Frida é uma visita guiada destinada ao público infantil. Uma experiência lúdica conduzida por uma boneca de tecido, caracterizada de Frida Kahlo, que possui um baú de memórias com diversos objetos que podem, inclusive, ser manuseados pelo público.

No ateliê Os Tons de Frida, o visitante pode imprimir fotografias por meio de um processo chamado "goma bicromatada", utilizando como referência a paleta de cores da artista mexicana. O processo usa água como revelador.

Na vivência de estamparia Pañuelos, o participante pode trazer objetos em tecidos, como camisetas, lenços e ecobag para serem personalizados com carimbos que reproduzem símbolos inspirados no imaginário de Frida Kahlo e da cultura mexicana.

Já a oficina de Paper Doll permite a criação de roupas e acessórios para serem aplicados sobre uma personagem de papel. A atividade propõe a observação da construção estética da artista Frida Kahlo, diretamente relacionada à sua trajetória pessoal e à sua forte ligação com a expressão cultural popular mexicana.

Para integração entre as instituições, os visitantes poderão utilizar o serviço gratuito de uma van que transportará o público de um espaço cultural para o outro. As mostras são complementares e o ingresso adquirido no MIS ou no Espaço Cultural Porto Seguro dá acesso livre às duas exposições, basta apresentar o bilhete.

A exposição fica em cartaz a partir de 3 de setembro. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.