Morreu, neste domingo 20, a cantora e empresária Preta Gil.
A artista, de 50 anos, faleceu por complicações de câncer..
Preta estava em Nova York, Estados Unidos, para buscar tratamento experimental após equipes dos hospitais brasileiros terem esgotado os recursos convencionais para barrar o câncer.
O tratamento no Brasil se iniciou em janeiro de 2023, quando ela anunciou publicamente o diagnóstico. Em dezembro do mesmo ano, a artista revelou que o câncer entrou em remissão. No entanto, em agosto de 2024, novos tumores foram detectados em diferentes partes do corpo.
Preta deixa um filho - o músico Francisco Gil - de seu relacionamento com o ator Otávio Müller, e uma neta, Sol de Maria, filha de Francisco com Laura Fernandes.
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, a artista nascida no Rio de Janeiro era bissexual assumida. Ela era irmã de Pedro Gil e Maria Gil e também de Bem Gil, Bela Gil e José Gil (estes, da união de Gilberto Gil com a atual esposa, Flora Gil). Preta tambem era prima de Patrícia Pillar e de Luiza Possi, por parte de mãe.
Seu maior hit, Sinais de Fogo, integrou seu álbum de estreia, Prét-à-Porter (2003) e foi composto por Ana Carolina e Totonho Villeroy.
Ela lançou ainda outros três discos - Preta (2005), Sou como Sou (2012) e Todas as Cores (2017).
Em 2009, a artista criou o Bloco da Preta, que se tornou um dos maiores do carnaval do Rio.
Como empresária, destacam-se a Dueto Produções e a Mynd, agência de marketing de famosos, ambas criadas por ela.
A última apresentação de Preta foi ao lado do pai. Em show de Gilberto Gil no Allianz Parque, em São Paulo, os dois cantaram juntos Drão, canção famosa que foi escrita para a mãe de Preta, Sandra Gadelha.